O prefeito Roberto Sobrinho visitou na terça-feira, 29, as dependências do Restaurante Popular de Porto Velho, que será inaugurado na quinta-feira, 01 de dezembro. O restaurante está localizado na Rogério Weber, entre Euclides da Cunha e Jacy-Paraná, no bairro Cai N’água, ao lado da Feira do Produtor Rural e do Shopping Popular Rio Madeira. Na visita, o prefeito estava acompanhado da secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento, e outras autoridades municipais. Após a visita, foi servido um almoço para cerca de 200 convidados, os primeiros aprovarem a refeição do restaurante.
Roberto Sobrinho lembrou que o projeto dos restaurantes populares, lançado no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram idealizados como equipamentos públicos de alimentação e nutrição destinados ao preparo de refeições saudáveis, variadas, que são vendidas a preços acessíveis, de forma a garantira os trabalhadores urbanos e à população em situação de vulnerabilidade social o direito humano à alimentação adequada, respeitando as características culturais e hábitos alimentares da região.
“O restaurante popular faz parte da estratégia da prefeitura de diminuir a insegurança alimentar no município. E junto com este, outros projetos estão sendo executados, como a compra de alimentos diretos dos produtores para a as organizações sociais, para a merenda escolar, a parceria com o SESC no Cozinha Brasil, que visa o reaproveitamento de alimentos. Então, não é uma ação isolada, É toda uma estratégia que está sendo desenvolvida”, disse o prefeito.
O Restaurante Popular de Porto Velho, a partir desta quinta-feira, vai funcionar das 11h às14h30 e vai gerar 26 novos postos de trabalho. Irá trabalhar com duas mil refeições diárias que serão vendidas ao preço popular de R$ 2,00. Mas esse não é o valor real da refeição, de acordo com o que informou o prefeito. “O custo real da refeição é de quatro reais e quarenta e nove centavos. Mas é vendida a dois reais porque o município vai pagar a diferença”, disse.
A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Tânia Regina, lembrou que a instituição participou das primeiras conversações sobre a criação do restaurante popular, e se disse satisfeita em ver o projeto sendo idealizado. “Foi uma luta muita grande para se chegar a esse momento. Mas felizmente o restaurante vai ser inaugurado na quinta. E nos temos a responsabilidade de fiscalizar o funcionamento, se tudo está dentro das normas técnicas e de higiene”, frisou.