115 casais disseram sim, durante a 5º Edição do Casamento Comunitário da comarca de Porto Velho (RO). Sob a coordenação do juiz de direito Amauri Lemes, titular da 2ª Vara de Execuções Fiscais e Registros Públicos da capital, o evento ocorreu, neste sábado, 26 de novembro de 2011, na quadra de esportes do SESI. A solenidade contou com a participação de autoridades civis e militares, representantes da igreja católica e evangélica. Ao som da marcha nupcial ecoada pela banda de música da Polícia Militar, os casais percorreram o tapete vermelho, na presença de parentes e amigos.
A cerimônia contou com todos os elementos do ritual do casamento. Noivos caracterizados, juramento, troca de alianças, sermão e o simbólico beijo dos casais. Contou ainda com mesa decorada, bolo e brindes.
Bastante emocionados, Aristonilde Pereira, 51 anos e Maria Gracinete Mendes Soares, 54, não conseguiram conter as lágrimas. Junto há 31 anos, o casal aproveitou a oportunidade para celebrar a união. "Ficamos felizes ao passar por cada fase do processo que nos fez chegar até aqui. Hoje, no dia do sim, a alegria é imensa em nossos corações, pois agora estamos selando definitivamente nossa convivência perante a lei dos homens e a divina", concluiu.
O Casamento Comunitário é uma ação conjunta do Poder Judiciário com apoio do SESI-RO, entidades religiosas e parceiros, para atender a comunidade de Porto Velho, como meio de exercício da cidadania e da efetivação dos direitos civis. Durante a solenidade, os casais receberam a certidão de casamento. Nas edições anteriores, relativas aos anos de 2009 e 2010, foram expedidas 577 certidões. Para o evento, os casais receberam "Curso de Noivos, (apostilado)" , com palestras sobre: I - O propósito de Deus para a Família, II - Vida Conjugal, III - Criação dos Filhos, IV - Orçamento Doméstico e V - Direito da Família, ministrado pelo pastor Adelci Gonçalves.