Carta aberta aos soldados da borracha e seringueiros do estado de RO, AC, AM e PA

O Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia vem a público se manifestar, falar sobre sua atuação e trabalho para todos os Soldados da Borracha e seus familiares, bem como toda a sociedade dos Estados de Rondônia, Acre, Amazon

Carta aberta aos soldados da borracha e seringueiros do estado de  RO, AC, AM  e  PA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia vem a público se manifestar, falar sobre sua atuação e trabalho para todos os Soldados da Borracha e seus familiares, bem como toda a sociedade dos Estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Pará em geral. Situado na Cidade porto Velho/RO, o SINDSBOR, hoje com uma nova cara é um sindicato do Novo Tipo. Estamos na gestão da entidade aproximadamente cinco meses, nosso quadro sindical é composto por militantes, e pessoas capacitadas e preocupadas com a causa do Soldado da Borracha. A diretoria iniciou seus trabalhos em 11 de maio de 2011, de lá para cá, vem filiando , cadastrando, resolvendo problemas judiciais de Seringueiros e Soldados da Borracha, por uma contribuição simbólica de 20,00 mensais.
Através dessa contribuição patriótica, paga-se reformas, reparos e reestruturação do prédio que abriga para atendimento aqueles, que buscam no sindicato uma ferramenta de organização, por essa contribuição consegue-se quitar contas e faturas de água , materiais de limpeza, materiais de expediente, matérias de jornais locais, e o sagrado salário de nossos funcionários camaradas. Com essa pequena estrutura criada pagamos viagens à Brasília e a outras cidades, buscando o apoio político e criação de projetos tipo: (projeto de Lei nº 1997, que prevê atendimento médico e hospitalar aos Soldados da Borracha nas redes de hospitais militares e que tramita e ainda está para ser votado de autoria do Dep. Federal Mauro Nazif - PSB/RO, assim como no Distrito Federal, pressionando que os líderes do governo para que coloquem para a mesa de votação da Câmara a PEC 556/2002, de autoria da Senadora Vanessa do PCdoB/ AM.Com esse pequeno caixa realizam-se diversas assembléias, encontros, eventos, publicam-se também pequenas cartilhas e boletins informativos que levam a todos, notícias sobre nossa causa e nossa luta.
Nossa tarefa não é prometer ou criar uma falsa expectativa para com os nossos companheiros de luta, muito pelo contrário, explicamos e falamos dos Projetos de Leis existentes, que defendem e garantem os reais direitos merecidos pela categoria. Deixamos claro e mostramos para todos através de nossas reuniões extraordinárias e assembléias, as dificuldades, os obstáculos que cercam a aprovação e votação de tais Projetos. Explicamos e defendemos a união de todos os Soldados da Borracha e Seringueiros da região norte, porque entendemos que as aprovações de Leis que os defendem, não serão de fácil aprovação. Por isso é importante a acumulação de força política regional, sindical e de base, entre todos aqueles que de uma forma ou de outra, estão empenhados nessa luta.
Sabemos que os principais responsáveis pela situação atual de pobreza e de esquecimento dos Soldados da Borracha, é de fato o Estado Brasileiro e os políticos que por ele passaram, e nada fizeram, e os que resistem à aprovação de projeto para beneficiar o povo. Esse forte fator tem sido, um muro que separa essa categoria da emancipação de seus direitos, ou seja, a dignidade que os espera há décadas. Grande parte dos veículos com rodas, que levaram e desembarcaram milhares de soldados para o FRONT, da 2ª guerra mundial, levaram sob pneus de borracha que foram fabricadas com nossa matéria-prima importada dos seringais da região norte – Brasil. Milhares dos pés de soldados que pisaram em solo Francês, Italiano e Germânico – Alemão, eram protegidos por botas fabricadas com o mesmo material que vinha do Brasil, esses calçados levaram milhares de homens a caminhar, um novo caminho, o da libertação das forças Facista e Nazistas, daquele cenário negro Europeu.
O trabalho que vem sendo realizado em nosso Estado e em outros, mostra a face real de nossa cara, “ que estamos na chuva para se molhar”, os respingos de nosso suor e suor dos demais companheiros, incomodam de longe aqueles que querem, mais não são porta vozes do povo. Alguns acham que nossa tarefa de lutar vem tirando o brilho de alguns políticos que persistem em ser “estrelas”, ou seja, “Pop star” da causa da história dos Soldados da Borracha. Nossa função não é acusar, fazer mal juízo ou denegrir, manchando a imagem de pessoa A; de pessoa B; de político C; ou político D.
Conhecemos nossas próprias atitudes e o que estamos fazendo por nossa categoria que tanto sofreu e sofre nos dias atuais. Sabemos que por trás dos bastidores, de algum modo estão os poderosos, os interesseiros que querem o domínio do “exército vivo dos Soldados da Borracha”, para fazer com ele a massa de manobra necessária, para garantirem os meios de perpetuação no poder com a permanência dos seus privilégios.
A causa do soldado da Borracha, não é uma causa de alguns, não é propriedade de um, ou de dois elementos, é bem maior, ela é de todos aqueles ou aquelas que se propõem lutar justamente, sem ter que receber algo em troca. É uma causa de todos, do político bem intencionado, do cidadão brasileiro, do cristão, da imprensa que tem sede de justiça, da sociedade e do homem da floresta, que é o verdadeiro homem da região amazônica.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS