A secretária municipal de Assistência Social, Benedita do Nascimento Pereira, presente ao evento, nesta sexta feira promovido pela sua pasta para as crianças, 14, na Praça Jamari, zona Leste, falou sobre o encerramento do prazo para o recadastramento do beneficiário do Bolsa Família, que é até dia 31 de outubro. Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), cerca de cinco mil famílias da cidade de Porto Velho estão sem atualização.
Para Benedita, a atualização vale por dois anos a partir do momento em que é feito o cadastro. “Este recadastramento é para todos os que fizeram o preenchimento do Cadastro Único, seja em qual programa esteja, pois através deste cadastro é feita uma triagem, que dirá em qual projeto social de acordo com os critérios do Ministério de Desenvolvimento Social, a família deverá se enquadrar, um destes é o Bolsa Família”, conta.
Ainda segundo Benedita, é o cadastro que aponta o cenário de cada família. “Esse recadastramento serve para medir a condição de vida das famílias cadastradas, se elas melhoraram de vida ou não, se melhoraram não precisarão mais do programa”, explica.
Porque é tão importante o cadastro?
Para garantir o benefício do Bolsa Família e outros como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Carteira do idoso, tarifa social, que é a redução da energia elétrica, isenção da taxa de concursos e de faculdades federais e do Projovem.