Integrantes da diretoria executiva dos soldados da borracha e seringueiros de Rondônia estiveram também no palácio do Planalto, Brasília – DF. Depois de percorrerem o Senado e Câmara Federal, entregaram vários documentos a diversos líderes parlamentares e até personalidades como: Paulo Teixeira líder PT/SP, e Romário PSB/RJ , que assinaram documentos para direcionar a pauta do projeto para a futura votação. A ênfase maior foi dada ao se reunirem com o chefe de gabinete da Presidente da República, Senhor Feijó. No encontro, solicitaram e debateram a PEC 556/2002, por inteiro, postulando a aceleração de seu encaminhamento para a mesa de votação da Câmara em caráter de urgência.
O que ficou acordado, é que o ofício do documento nº 125, chegará à mesa da Presidência da República essa semana ainda, segundo o Vice- Presidente do SINDSBOR, George Telles , o Carioca. A maioria dos Parlamentares Federais fez requerimento pedindo apreciação da PEC. O que ficou estabelecido entre os principais líderes é que para os próximos meses de 2011, se discutirá o tema em uma audiência pública, antes do final do ano. Mas quem levará acabo será o Senador Paulo Paim PT/RS. Na Semana Passada o Senador Vadir Raupp - PMDB/RO, usou a tribuna em Brasília, para explanar a problemática da espera indenizatória e a falta de assistência médica e condições digna de vida desses heróis da 2ª guerra mundial , ( Soldados da Borracha). Aproveitando a visita à Brasília, Juntamente com a Jornalista Mara Paraguassu, a direção do sindicato realizou uma coletiva na forma de entrevista no DF. Com uma frase bem emblemática de “Nos enganaram, disseram que a gente ia enricar”, o diretor financeiro do sindicato, Antônio Barbosa, 84 anos, também um soldado da borracha, um entre os cerca de 2 mil que vivem em Rondônia, sem o reconhecimento prometido e desapontado com tratamento dado pelo estado brasileiro desabafa com o título da frase acima. Fala sobre as perspectivas, promessas, sonhos, a forma de trabalho, a história dos Soldados da Borracha e da situação atual. Ver (www.amazoniadagente.com.br).
Ao seu lado o Vice- Presidente do sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia, George Telles de Menezes, fala sobre o salário dos aposentados, hoje a aposentadoria dos Soldados da Borracha é de R$ 1.090. A dos ex-combatentes, que é uma aposentadoria especial, é de 4.500,00, a proposta nossa com o Projeto de emenda constitucional, é fazer a equiparação salarial, ou seja a igualdade dos rendimentos ,entendemos ser esse o caminho mais justo. “Esta matéria é de 2002, já tivemos muito debate sobre o assunto, não é mais possível esperar. Os soldados da borracha foram duramente penalizados em suas vidas depois que deixaram de servir aos propósitos do Estado brasileiro. Hoje muitos vivem de forma precária, sem saúde, mendigando apoio aos amigos e familiares, porque não tem aposentadoria digna”, desabafa também Carioca.
Comunicado:
A diretoria executiva do SINDSBOR, ( Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia), vem por esse meio, convidar todos os associados e o público interessado em geral a participar de uma assembléia geral, que será realizada nas dependências do prédio Ferroviário Esporte Clube , Porto – Velho, em 21/10/2011, às 9:00HS da manhã. A reunião discutirá o processo de indenização Soldados da Borracha e o Projeto de Emenda Constitucional 556/2002.
A nova Diretoria do Sindicato dos Soldados da Borracha de Rondônia (SINDISBOR) tomou posse dia 11 de maio 2011, tendo como Presidente o Soldado da Borracha José Romão Grande. Informamos que tramita na Justiça Federal um processo de indenização dos Soldados da Borracha que trabalharam nos seringais no período de 1939 á 1945 de Número: 2010.41.00.000084-5. E que também foi solicitado em Brasília o registro sindical da entidade nº SC1091646216.001900/2011-19. Estamos divulgando e avisando que o sindicato desautoriza qualquer entidade, pessoa física ou jurídica a receber inscrições, mensalidades ou fazer vendas de temas em nome do sindicato.
O Sindicato de Rondônia está capacitado e se coloca à disposição para auxiliar e orientar qualquer Soldado da Borracha, proveniente de qualquer estado.
Mais informações ligar: (69) 3224-2611 - (69)3224-5872 ou (69) 9903-1831