A Grande Mídia: De Utilidade Pública ao Domínio das Massas - Por Prof. Márcio Felisberto
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o crescimento da população e a expansão das redes, a velocidade em que uma informação chega a um determinado lugar é cada vez mais rápida.
A grande mídia que canaliza as informações, tanto por meio da televisão como também por meio da internet, rádio e ainda a mídia impressa, tem se tornado uma grande aliada na luta pelos direitos do cidadão, bem como uma poderosa ferramenta de denúncia e combate as ilegalidades que assolam nossa sociedade.
![]() |
A grande mídia tem um papel tão importante nos dias de hoje que a muito é considerada como sendo o Quarto Poder no Estado.
Vários acontecimentos que deixaram sua marca na história, como exemplo escândalos envolvendo governantes, desastres naturais, tragédias terroristas, queda de ditaduras e grandes denúncias, tiveram peso e efeito graças a grande influência que as redes de informações exercem sobre a sociedade.
Os variados meios de comunicação têm um importante papel de utilidade pública na abordagem de vários assuntos. Expõe a dinâmica da criminalidade em várias escalas, bem como as questões culturais, artísticas e sócio-econômicas.
É interessante observar que Karl Marx em suas diversas obras conseguiu prever e teorizar inúmeros fatos, porém não conseguiu imaginar o surgimento da maior dominação de massa que hoje é a grande mídia atuante por meio da televisão.
![]() |
Com a falência e ineficácia do poder público, muitas das vezes fomentadas pela corrupção, a população vê nos meios de comunicação um refúgio para externar sua indignação e carência.
Anualmente campanhas solidárias promovidas por emissoras de televisão como, por exemplo, a campanha Criança Esperança, Teleton, Dia do Bem e outros, têm trazido mudanças de vida a muitas famílias, principalmente para crianças e adolescentes que são a representação do futuro da humanidade.
O poder de influência sobre a sociedade é tão grande que caso fosse de interesse simultâneo, a mídia poderia mobilizar multidões contra sistemas e governos que não tem o devido compromisso com o povo. Mas como nem o Jardim do Éden ficou livre da impureza, em muitos casos os meios de comunicação acabam se comprometendo de alguma forma com interesses particulares, se tornando parcial, traindo a quem lhe dá a existência.
Colocando em uma balança, mesmo com os aspectos negativos, o saldo da grande mídia ainda é infinitamente positivo frente às benéficas ações que se tem prestado a sociedade. Sem esta, talvez tivéssemos que nos remeter aos tempos medievais e certamente ainda estaríamos vivendo na idade das trevas.
A exposição da diversificação do comportamento humano e também de outras culturas diferentes da nossa, nos possibilita a reflexão e a criação de uma síntese amadurecida desses diferentes tipos de comportamento, nos orientando a um convencionamento de uma sociedade melhor.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!