Nesta terça-feira (13.09.11) Instituições que compõem a rede de atendimento e proteção às mulheres vítimas de violência, em Porto Velho, foram homenageadas com a concessão de Moção de Aplausos, na Câmara de Vereadores, pelos 5 anos de efetivação da Lei 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, a qual entrou em vigor no país em 2006. A homenagem foi proposta pelo vereador Sid Orleans.
A homenagem foi prestada à Prefeitura de Porto Velho, por meio da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Também fazem parte da Rede, e foram homenageados, o Tribunal de Justiça, por meio do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher de Porto Velho, a Secretaria de Estado de Assistência Social, a Secretaria de Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec), a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Polícia Militar, Ministério Público, Casa Família Rosetta, Instituto Médico Legal (IML) e Núcleo Psicossocial de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, dentre outros parceiros.
As homenageadas da Polícia Civil foram a Delegada Edna Mara de Souza, titular da DEAM, a Delegada Walkyria Manfroi, Corregedora da Polícia Civil, pelo trabalho prestado quando da implantação da Lei Maria da Penha e Poliana Vargas, Diretora do IML.