Nesta semana, a presidente da Comissão do Meio Ambiente, deputada Glaucione Rodrigues (PSDC), e o vice, deputado Maurão de Carvalho (PP) fizeram um sobrevoo de helicóptero sobre as áreas desmatadas pelas obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. Os parlamentares foram acompanhados pelo secretário estadual adjunto de Desenvolvimento Ambiental, Francisco Sales, e pelo coordenador de fiscalização da Sedam, senhor Martins.
De acordo com informações de Maurão de Carvalho, de oito a dez empresas que fazem serviços para os consórcios construtores das usinas foram convocadas para prestar esclarecimentos à Comissão de Meio Ambiente da Ale. “Elas estão fazendo queimadas de maneira desordenada. O desmatamento cresceu mais de 70%. Deste total, 60% é de responsabilidade das usinas”, disse o parlamentar após o sobrevoo.
Maurão de Carvalho também destacou como a Comissão chegou às informações sobre a destruição na floresta no entorno das obras das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. Recebemos denúncias de agricultores, pecuaristas e até de empresas que prestam serviços para as usinas, mas que trabalham de maneira regular.
Sabemos que muitos colocam fogo na floresta “aos sábados à tarde ou aos domingos, quando não há mais funcionários próximos aos canteiros de obras. Mas, a população pode ficar tranquila que a Sedam está trabalhando para multar as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau se for necessário”, encerrou Maurão.