A Prefeitura Municipal de Ariquemes por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) convoca os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo, comparecendo na Unidade Básicas de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, munido do cartão de vacinação até o próximo dia (16.09), nos seguintes horários: das 7h ás 12h e das 14h ás 17h.
Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Jeanne Silva Costa, a meta do município de Ariquemes era vacinar 95% das crianças menores de 5 anos contra Poliomielite e contra o Sarampo as crianças na faixa etária de 1 a menores de 7 anos. E até o momento a vacinação em Ariquemes conseguiu o índice de 95,93%, mas importante prevenirmos contra essas doenças, disse Jeanne.
Jeanne explica que a Paralisia Infantil é uma doença infectocontagiosa grave. E na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente, nos membros inferiores. Essa doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus selvagem I, II, III), e a infecção ocorre, principalmente, por via oral.
Já o Sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa também transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, ao falar ou ao respirar.
De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema – que é uma erupção cutânea que ocorre em consequência de doenças agudas provocadas por vírus, protozoários ou cocos (bactérias de forma esférica), como o Sarampo, em até quatro dias após o surgimento das manchas.
“Portanto, a vacina é o meio mais eficaz de prevenção contra essas doenças, para que Ariquemes fique livre da Paralisia Infantil e o Sarampo, é necessário que todas as crianças sejam vacinadas”, conclui Jeanne.