Governo discute modernização da Idaron

Governo discute modernização da Idaron

Governo discute modernização da Idaron

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os desafios e estratégias para a modernização da gestão pública, que faz parte das propostas do governador Confúcio Moura para atender com mais eficácia à população de todo o Estado, estão em debate até esta sexta-feira (9) no Seminário aberto na manhã desta quinta-feira pela Agência Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, com a presença de veterinários, técnicos em defesa sanitária agrosilvopastoril, servidores e diretores em todos os municípios, além de instituições parceiras e Secretarias de Estado afins.
 Ao participar da abertura, o governador Confúcio Moura destacou a importância do evento para os setores vegetais e animais, principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social do Estado, reforçando a necessidade de se trabalhar essas áreas potenciais para que Rondônia se transforme no melhor Estado da Amazônia, organizado e eficiente.
Para que essa transformação ocorra, o governador disse ser necessário lutar contra a contravenção, uma das suas bandeiras na eleição, para que o princípio de justiça, igualdade e soberania tenha reflexos com melhor educação, segurança, redução de mortalidade e delinqüência. “Temos todas as condições de modernizar o Estado e torná-lo exemplar, mas para isso é preciso também controlarmos a corrupção, quebrando os vícios da contravenção”, observou.
Confúcio apontou como exemplos de desenvolvimento o cacau e o café, de alta produção no Estado, que são importados por países europeus e depois transformados em produtos de grande valia. Esses potenciais, segundo ele, devem ser melhor explorados com conhecimento e pesquisas científicas, aproveitando-se que acabou a fase em que as pessoas vinham para o Estado apenas com o intuito de enriquecer em curto prazo e retornar aos seus locais de origem.
Como prova de que é possível garantir melhor qualidade de vida em Rondônia, o governador citou o município de Ariquemes, onde ele como prefeito conseguiu elevar a arrecadação, saindo do sexto para o segundo lugar no Estado, impactou a educação com o tempo integral e fez os cidadãos serem respeitados nas ruas com a sinalização que obriga os motoristas a darem preferência aos pedestres.
Outro destaque do governador, que saiu à frente até mesmo da presidente Dilma Rousseff, foi dado ao Banco Popular que ele pretende expandir aos 52 municípios até o final desta gestão.
Ainda durante a abertura, a Idaron fez o lançamento do selo destinado a certificar a qualidade e procedência dos produtos vegetal e animal do Estado; e entregou 27 veículos para as Regionais de Porto Velho (três L200 e dois Fiat Pálios), Ariquemes (duas L200, um Fiat Pálio e uma moto), Ji-Paraná (três L200, um Fiat Pálio e uma moto), Rolim de Moura (três L200 e um Fiat Pálio), Pimenta Bueno (duas L200 e um Fiat Pálio), Alvorada do Oeste (duas L200 e um Fiat Pálio) e Vilhena (duas L200 e um Fiat Pálio).
Para o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, o Seminário é importante por implantar escritórios de projetos central e setoriais, atendendo à proposta do governador de gestão por resultados, criar grupo de gestão estratégica interna com vistas à implantação do Plano de Modernização da Idaron, que está em fase de mapeamento de processos e elaboração de diagnósticos.
Com base nos investimentos previstos, incluindo-se a valorização dos servidores com o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), cursos de capacitação, controle do agrotóxico, entre outras ações, Borges anseia transformar a Idaron na melhor agência de sanidade vegetal e animal do País.
Ainda participaram da solenidade, a deputada estadual, Epifânia Barbosa; o secretário de Estado da Agricultura, Anselmo de Jesus; o secretário de Estado adjunto do Desenvolvimento Ambiental, Francisco de Sales; o secretário-executivo da Emater, Elisafan Sales; e o delegado federal da Agricultura, Sidney Liberati, entre outras autoridades.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS