A coleta de sangue em Rondônia ganhou mais um reforço. Trata-se da Unidade Móvel para a Coleta de Sangue, um ônibus todo equipado que vai atender na capital e interior. A entrega do veículo, pela Energia Sustentável do Brasil, concessionária da usina hidr
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A coleta de sangue em Rondônia ganhou mais um reforço. Trata-se da Unidade Móvel para a Coleta de Sangue, um ônibus todo equipado que vai atender na capital e interior. A entrega do veículo, pela Energia Sustentável do Brasil, concessionária da usina hidrelétrica de Jirau como parte dos recursos de compensação social destinados ao governo do Estado para a área da saúde, ocorreu na manhã de terça-feira (6) em frente a sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).
Contou com a presença do secretário chefe da Casa Civil, Ricardo de Sá Vieira; do secretário de Estado da Saúde, Orlando Ramires; do presidente da Fhemeron Ted Wilson, do diretor Interinstitucional da Energia Sustentável do Brasil José Lucio de Arruda Gomes, dos deputados estaduais Jean Oliveira e Adelino Follador e funcionários do órgão.
Segundo Ted Wilson, esse reforço representa um modelo de trabalho do governador Confúcio Moura que está transformando a saúde no Estado de Rondônia. “A Fundação é o setor de transformação, porque o sangue é essencial à vida. Em 10 dias conseguimos um estoque de 1.200 bolsas. Hoje o estoque regulador de sangue na Fhemeron é de 170 bolsas por dia. Estamos trabalhando dentro da média e o ônibus vai nos ajudar a manter essa média”, disse Ted Wilson.
O secretário da Casa Civil, Ricardo de Sá Vieira disse que com a chegada da unidade móvel para a coleta de sangue, o estado ganha mais um aliado, porém é necessário conquistar e fidelizar novos doadores para que o estoque de sangue no Estado seja ideal. Pensando nisso, o governo do Estado de Rondônia, estará realizando em 15 de setembro, o lançamento da campanha de coleta de amostra de medula óssea, que abrangerá as unidades coletoras no estado, nos municípios de Guajará Mirim, Ariquemes, Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e região. Será uma campanha por mês em cada município, objetivando incentivar a doação de sangue e amostra de medula.
Unidade Móvel
A unidade móvel para coleta de sangue está equipada com bancada para recepção; sala de pré-triagem; duas salas de triagem clínica para maior agilidade nas doações; sala de doação de sangue contendo seis cadeiras para doação, confortáveis, ajustáveis em três posições; monitor de LCD de 21’; aparelho DVD para proporcionar um ambiente descontraído e confortável para os doadores; geladeira especial para conservação de sangue com capacidade para 120 bolsas; espaço para recuperação do doador; sala de lanche para o doador com refrigerador, mesa e cadeiras; ar condicionado de teto e informatização nas salas.
O ônibus cumpre todas as normas estabelecidas pelo Ministério da saúde no que consiste a operacionalidade de coleta de sangue sob o critério de atuação externa.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!