CACOAL - Alunos e professores realizam passeata contra o analfabetismo

CACOAL - Alunos e professores realizam passeata contra o analfabetismo

CACOAL - Alunos e professores realizam passeata contra o analfabetismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Considerando os dados do IBGE, o Brasil possui cerca de 14.1 milhões de analfabetos, 33 milhões de pessoas incapazes de ler e escrever pelo menos um bilhete simples, que são os considerados analfabetos funcionais, destes, 7,93% em Rondônia. Considerando ainda que Cacoal é destaque, sendo um “município universitário”, e, que o Ministério da Educação oportuniza por meio do Programa Brasil Alfabetizado o acesso à alfabetização para os que não tiveram oportunidade na idade própria, a SEDUC (Secretaria de Estado da Educação), através da Representação de Ensino de Cacoal e das 17 Escolas Estaduais realizará o dia “D” de combate ao analfabetismo em Cacoal.
Para a professora Fátima Gavioli, Representante de Ensino de Cacoal, “nós, enquanto representantes da Secretaria de Estado da Educação, temos que agir para a diminuição do índice de analfabetismo no nosso município, promovendo o acesso à educação como direito de todos, em qualquer fase da vida. Esta proposta vai de encontro com a solicitação do Sr. Governador desde o seu primeiro dia de mandato”.
Passeata e cadastro
As escolas públicas e algumas particulares, contando com o apoio de alunos e professores, e a parceria das Universidades e da Loja Maçônica, estará no dia 08 de setembro, a partir das 07h30min, realizando passeata pelas ruas de Cacoal até as praças do município – Praça Municipal e Parque Sabiá – onde será realizado pelos voluntários do Brasil Alfabetizado, cadastro de adultos para participação nas turmas de alfabetização do referido Programa.
As Escolas Nossa Senhora do Carmo e Celso Ferreira da Cunha, situadas no Distrito do Riozinho também participarão do evento, sendo a concentração na Praça do Riozinho.
Aos que se cadastrarem e participarem efetivamente das aulas, será entregue um kit de material escolar – adquirido em campanha nas Universidades – e, oferecido exame oftalmológico, bem como óculos, se necessário, que estão sendo solicitados em forma de parceria junto às Lojas Maçônicas de Cacoal.
Ministro Andreazza
Em Ministro Andreazza, a Escola Estadual Nilo Coelho e a Secretaria Municipal de Educação também participarão do dia “D”. A passeata será até a praça municipal, onde haverá o cadastramento dos alunos para o respectivo Programa, na presença da Banda de Música da Igreja Assembleia de Deus.
Programa Brasil Alfabetizado
O Brasil Alfabetizado é um Programa do Governo Federal, por intermédio do qual, professores voluntários assumem turmas de alunos adultos não alfabetizados, com o objetivo de reduzir os índices de analfabetismo no país. O curso tem carga horária total de 320 horas, duração de 08 meses, sendo 160 dias com 02 horas/aula por dia.
Em Cacoal, atualmente estão sendo atendidas 27 turmas, espalhadas por 06 Bairros e 08 Linhas da zona rural, totalizando aproximadamente 330 alunos.
De acordo com o professor Carlos Alberto Rodrigues, Chefe de Seção Pedagógica da REN, “queremos no dia ‘D’ chamar a atenção da comunidade cacoalense e mostrar que, se todos quiserem, a erradicação do analfabetismo no nosso município será possível”.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS