Fretistas pedem legalização da categoria em reunião com o prefeito

Fretistas pedem legalização da categoria em reunião com o prefeito

Fretistas pedem legalização da categoria em reunião com o prefeito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O representantes dos “fretistas”,pessoas que trabalham fazendo fretes , reuniram-se com o prefeito Roberto Sobrinho, na tarde desta quarta feira (31) em seu gabinete, no Palácio Tancredo Neves. Acompanhados do vereador Cláudio Carvalho e do presidente do Sindicado dos Taxistas (Sintax), Francisco Ferreira, que agrega a categoria, os trabalhadores solicitaram a regulamentação da classe. Cláudio Carvalho explicou que já existe uma lei municipal de sua autoria, a de nº 1909/2010, que regulamenta a profissão dos “fretistas” em Porto Velho. No entanto, para ser colocada em prática, depende de algumas ações da prefeitura, como por exemplo, fazer o cadastramento de todos os trabalhadores. “A lei estipula as condições do veículo, do condutor, taxas e impostos a serem cobrados, dentre outros itens. É semelhante à legislação que trata dos taxistas e mototaxistas”, observou.

O presidente do Sintax, Francisco Ferreira e o delegado do sindicato, Carlos Macedo, falaram dos benefícios que a categoria terá com a regulamentação. Um dos principais, segundo eles, será a possibilidade de contrair empréstimos bancários para comprar novos meios de transportes como caminhões e caminhonetes. Eles disseram que existem mais de 300 profissionais atuando em Porto Velho e que todos estão aguardando com ansiedade a liberação das placas para atuarem como determina a lei. “Nós acreditamos muito no senhor, porque é o primeiro prefeito que dá atenção para a nossa categoria”, afirmou Macedo.

Roberto Sobrinho declarou que vai mobilizar a Procuradoria Geral do Município (PGM) e as Secretarias de Fazenda (Semfaz) e de Transportes e Trânsito (Semtran) para tomar as providências necessárias. O prefeito solicitou a presença da chefe de gabinete, Miriam Saldaña à reunião para deixá-la a par das medidas a serem adotadas. Além disso, solicitou que o secretário Itamar Ferreira (Semtran), que também participou do encontro, faça os encaminhamentos necessários.

 Itamar Ferreira explicou que a Semtran, dentro da sua esfera de competência, já está tomando todas as providências no sentido de legalizar os trabalhadores. “Estamos preparando o edital de convocação dos trabalhadores, especificando todos os requisitos estabelecidos na lei, para que façam o cadastramento. Assim que o documento estiver pronto, será publicado através da imprensa”, informou o secretário.
 Os “fretistas” ainda fizeram outras solicitações ao prefeito, como a identificação dos pontos onde se concentram para atender aos clientes. Roberto Sobrinho anotou os pedidos e informou que todos serão analisados pela equipe técnica.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS