A pesquisa sobre Inclusão de famílias na tarifa social de energia elétrica (TSEE), desenvolvida por professores e discentes do Grupo de Pesquisa Modelagem de Sistemas Elétricos, do Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Rondônia (GPMSE/DEE/NT/UNIR), foi aprovada e será apresentada hoje, no 4º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (CBEE), em Juíz de Fora (MG), pelo acadêmico Vitor Queiroz Cavalcante de Oliveira.
O projeto foi executado pelos alunos Jéssica da Costa Carvalho (bolsista), Vitor Queiroz Cavalcante de Oliveira, Jéssica Vieira Hartmann, Fábio Hugo Souza Matos, Camila Andrade de Almeida e Thayná Baptista Moroso (voluntários); orientados pelos professores doutores Rogério Marcos da Silva, Alexandre Coutinho Mateus, com a colaboração do professor doutor Carlos Alberto Tenório de Carvalho Júnior.
Segundo o chefe do Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica, professor doutor Rogério Marcos da Silva, "o projeto de inclusão na tarifa social de energia elétrica é destinado a famílias de baixa renda, onde nosso compromisso é de informá-los sobre seus direitos e deveres no que tange o setor energético”. O professor informou ainda que a Eletrobrás Distribuição Rondônia (antiga CERON) ao tomar conhecimento do projeto, abriu as portas e se colocou à disposição dos pesquisadores.
Os acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica realizaram ações técnicas e informativas que envolveram palestras e mini-cursos direcionados à comunidades carentes para que fossem inseridas no programa de Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), de acordo com as condições definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). “Além de auxiliar famílias de baixa renda na obtenção de subsídios para reduzir o custo da energia elétrica consumida”, complementou o chefe do DEE.
O 4º CBEE, com promoção da Associação Brasileira de Eficiência Energética e da Universidade Federal de Juiz de Fora, é um dos mais importantes fóruns de debates para profissionais atuantes em Eficiência Energética, congregando profissionais das mais diversas áreas de atuação, como engenharia elétrica, mecânica, química, de computação, de produção e arquitetura.