Interculturalidade e formação docente é tema do IV Seminário de Educação na UNIR/Vilhena

Interculturalidade e formação docente é tema do IV Seminário de Educação na UNIR/Vilhena

Interculturalidade e formação docente é tema do IV Seminário de Educação na UNIR/Vilhena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Departamento de Ciências da Educação (DACIE), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), promove o IV Seminário de Educação a partir de quarta-feira, 31. Na programação há palestras, mesa redonda e sessão de comunicações. O tema desta edição é Interculturalidade e formação docente: desafios e possibilidades. A abertura acontece às 19h do dia 31 de agosto, seguida pela conferência Interculturalidade e formação docente: desafios do currículo, proferidapela professora doutora Ormezinda Maria Ribeiro-Aya, da Universidade Federal de Brasília (UnB).
 
O evento conta com mais de 400 participantes entre alunos da graduação, pós-graduação e professores, a maioria dos inscritos é acadêmico dos cursos de Pedagogia e Letras, mas também há inscritos de outros cursos como História, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Geografia e Agronomia. Há 89 trabalhos aprovados para sessão de comunicações, e 36 pôsteres que serão expostos, dentre os autores dos trabalhos estão alunos da graduação, pós-graduação, mestrado e professores. As atividades que envolvem mesa redonda e conferência acontecerão no Salão da ACIV e o credenciamento e demais atividades no Campus da UNIR/Vilhena.
 
Segundo o professor mestre Claudemir da Silva Paula, membro da comissão organizadora, em relação às inscrições “estamos na verdade com uma procura superior a nossa capacidade de atendimento, inclusive encerramos as inscrições dia 20, porque não teríamos condições de atender a demanda”, explica.
 
A segunda conferência do IV SED abordará e Interculturalidade e formação docente: uma outra escola possível, proferida pelo professor doutor Cristiano Amaral G. Di Giorgi, da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
 
As mesas redondas terão três eixos temáticos A questão da diversidade, no que diz respeito à raça, gênero e etnia; A formação de professores; e uma discussão sobre a questão da educação fora do contexto escolar. A primeira terá o tema Educação Indígena: saberes e interculturalidade, com a presença da professora doutora Josélia Gomes Neves (UNIR/Ji-Paraná), professor Zacarias Kapiaar Gavião e professora mestre Edinéia Isidoro (UNIR/Ji-Paraná). A segunda mesa redonda vai abordar a Interculturalidade e formação docente: desafios para a Educação Básica, com apresentação da professora doutora Ormezinda Maria Ribeiro-Aya (UnB), professor doutor Orestes Zivieri Neto (UNIR-Rolim de Moura), professor doutor Cristiano Amaral G. Di Giorgi (UNESP) e professora mestre Bianca Santos Chisté (UNIR/Vilhena).
 
A terceira mesa redonda, no dia 2 de setembro, terá como tema Interfaces da Educação Camponesa: questões atuais, com a presença da professora doutora Marilsa Miranda de Soyza (UNIR-Rolim de Moura), professora Sandra Correia (Movimento Camponês) e a professora mestre Flávia Pansini (UNIR/Rolim de Moura). Na última rodada de debates o professor mestre Paulo Dutra (UNIR-Ji-Paraná), professora Ana Maria Ramos (Movimento Negro e de Mulheres Negras), professoras Anair Aparecida Novaes e Elisabeth Fernandes Novaes (Prefeitura Municipal de São Paulo) e professor mestre Fábio Santos de Andrade (UNIR/Vilhena) abordarão o tema Reflexões sobre a presença do negro na Amazônia.
 
Confira a programação completa AQUI.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS