Artista plástico ministra oficina no projeto Pinta Indústria do SESI em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Serviço Social da Indústria (SESI/RO) iniciou no último sábado (20) a oficina de arte “Pinta Indústria”, com organização da coordenadora Lidiane Bandeira e Izabel Cunha ambas da área de cultura, trouxeram ao mini-auditório do SESI Clube o artista plástico Mikeliton que retrata através da pintura a realidade local.
Em sua primeira aula o artista apresentou um pouco da história da Arte e destacou Van Gogh um dos pioneiros da tendência Impressionista com as aspirações modernistas, contou a vida e trabalho do pintor holandês e como ele marcou a arte mundial. “A arte se desenvolve paralelamente com a história do mundo, a arte é misteriosa e tem um grande encanto”, disse Mikeliton.
Segundo o artista plástico o quadro “A colheita de trigo com corvo” foi a obra que fez de Van Gogh um artista ímpar marcando assim a origem da era moderna e tem o gênero “natureza morta” que visa retratar na pintura seres inanimados como flores, frutas, livros e a cadeira que está marcada em “A cadeira de Van Gogh com cachimbo”, obra de 1988. “A técnica utilizada para este gênero é a observação que busca ângulos apropriados e subjetivos para que se possa expressar o olhar e o sentimento do artista”, relatou.
Durante as aulas serão apresentadas ainda o movimento artístico surgido no início do século XX, o Cubismo, que destaca um de seus fundadores Pablo Picasso e o Academismo tendo o pintor espanhol Francisco de Goya que pertencia a Academia de Belas Artes e pintava com proximidade à realidade, em que um quadro equivalia a retratos do cotidiano ou vinham de histórias mitológicas.
O artista Mikeliton tem um grande acervo, destaque para a coleção de pinturas “Rio Madeira, Gigante da Floresta” que mostra um dos afluentes do Rio Amazonas e retrata a vida de ribeirinhos, esta em parceria com a Santo Antônio Energia. A oficina “Pinta Indústria” acontece ainda nos dias 27 de agosto e 3 de setembro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!