I Encontro sobre Hanseníase no Estado acontece nessa sexta (26)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional Cível, vai realizar, no dia 26 de agosto, o I Encontro sobre Hanseníase do Estado de Rondônia, no auditório do edifício-sede da Instituição, em Porto Velho. O encontro tem como objetivos principais fomentar as políticas públicas relativas à Hanseníase, fortalecer a atuação dos serviços de atenção básica e estimular o comportamento dos médicos no diagnóstico e tratamento da doença.
Com o projeto de prevenção e combate à Hanseníase, o Ministério Público objetiva defender o acesso pleno aos serviços públicos de saúde, por meio do combate à doença no Estado, além de proteger, prevenir e recuperar a saúde pública de maneira geral, de forma que se consiga diminuir a porcentagem de pessoas incapacitadas por deformidade e sequelas provenientes da enfermidade.
O encontro terá início às 9 horas, com apresentação dos Dados da Hanseníase no mundo, no Brasil e em Rondônia. Em seguida, o médico Egon Kuiz Rodrigues Daxbacher, fará uma palestra sobre “Hanseníase – Sinais e Sintomas”. Ainda na parte da manhã, o enfermeiro Wanderlei Rufato ministrará palestra acerca das “Principais Deformidades na Hanseníase”. Logo depois, a enfermeira Albanete Araújo de Almeida falará sobre a “Importância da Atenção Integral ao Usuário de Hanseníase”.
No período da tarde, a partir das 14 horas, haverá palestra da farmacêutica Elaine Morelo a respeito da “Talidomida – Mecanismos de Controle e Prescrição”. Seguindo a programação, o médico Egon Kuiz Rodrigues Daxbacher abordará o tema “A Importância da Atenção Básica no Controle da Hanseníase”. O encontro se encerra com uma oficina sobre “Estratégia do Ministério Público junto aos municípios nas Ações de Controle da Hanseníase”, ministrada pelo Diretor do Centro de Apoio Operacional Cível, Promotor de Justiça Shalimar Christian Priester Marques.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!