Quinta-feira passada (18/08), a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos deflagrou a "Operação Presença" com apoio da Delegacia de Patrimônio e do Núcleo de Aviação de Segurança Pública - NavSegp, tendo seu término às 23 hs do mesmo dia.
Durante a manhã foi cumprido o mandado de busca e apreensão, numa fazenda localizada no Km 13, da Br 364, sentido Ariquemes, estando presentes naquela oportunidade, nove agentes de polícia civil, lotados na Furtos e Roubos, dois delegados, titular e adjunto desta especializada, um helicóptero com o respectivo Comandante cedidos pelo NavSegp.
Durante esta etapa da Operação foi realizada uma varredura e busca aérea e terrestre neste local acima citado, com o escopo de localizar um veículo subtraído, bem como identificar e marcar, nesta oportunidade, naquela região possíveis estradas vicinais e principais que possam estar servindo de rota de fuga para os criminosos que praticam furto e roubo de veículos na cidade de Porto Velho-RO e imediações.
A partir das 18h30, seguindo até as 23h30, foi iniciada a segunda etapa desta operação citada, sendo que nesta oportunidade, o corpo policial era composto de 09 agentes da Polícia Civil, lotados na Furtos e Roubos de Veículo, dois delegados, titular e adjunto desta especializada, que contaram com o apoio de cinco agentes de polícia civil lotados na Delegacia de Patrimônio e seu delegado titular.
Durante esta etapa noturna da Operação foram realizadas barreiras policiais, com abordagens veicular e pessoal, como também consulta no RENAVAM de veículos (Chassi e Placa) e consulta de pessoas na POLINTER, nas localidades situadas na zona sul, mais precisamente no final da Avenida Campos Sales, na rua Maldonado e na estrada da Coca-Cola.
Foram realizadas realizadas ao todo, durante a etapa noturna da Operação Presença, aproximadamente 230 (duzentos e trinta) abordagens e consultas veiculares e 250 (duzentos e cinquenta) abordagens e consultas de pessoas. Sendo que neste período de abordagens foi realizada uma prisão. O indivíduo tinha em seu desfavor um mandado de prisão em aberto, conforme noticiado na ocorrência policiail nº 7316/2011/PP/PC/RO.
Não foram registradas durante esta primeira etapa da Operação Presença incidentes envolvedo os policiais civis, sendo que a todo instante a população, sejam as pessoas abordadas, quanto os transeuntes e moradores das localidades envolvidas, reconhecia o esforço da Polícia Civil de Rondônia com sua atuação presente e constante na comunidade, inclusive parabenizada por diversas vezes esta iniciativa operacional desta delegacia especializada, que contou com o apoio de Delegacia de Patrimônio (DERFRESEF) e do NavSegp.
Ao final desta etapa da Operação Presença concluiu-se que a mesma restou-se proveitosa nos seus fins, pois além de inibir a criminalidade crescente nesta Capital, pois foi notado neste dia uma considerável diminuição nas ocorrências policiais envolvendo a subtração de veículos automotores; serviu, também, para o cumprimento da lei e ordem pública, como por exemplo do cumprimento do mandado de prisão.