Um café da manhã de pré-lançamento do Encontro de Comércio Exterior (Encomex) que acontece, de maneira inédita na região Norte do País, foi oferecido, nesta sexta-feira, para empresários e imprensa com a participação da Secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres, no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO).
De acordo com o presidente da FIERO, Denis Roberto Baú, o Encomex será uma excelente ocasião para empresas rondonienses que ainda não exportam conhecerem a melhor forma de negociar seus produtos em outros países e aqueles que já praticam vendas ao exterior conhecerem novos mercados. “Desde já agradeço a confiança do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio na pessoa da secretária Tatiana Lacerda, que veio nos brindar como sede do maior evento de relações exteriores do país” disse.
A secretária destacou o objetivo do Encomex e a contribuição que o evento proporcionará para as exportações de Rondônia, levando informações de relevância sobre a estrutura, o funcionamento, as regras básicas do intercâmbio comercial, os mecanismos de apoio à exportação, as oportunidades de negócios e ampliação da rede de contatos.
“O governo federal tem a intenção de explorar o potencial de regiões que ainda tem pequena participação nas exportações. Rondônia é um Estado competitivo em relação aos produtos básicos com destaque para a carne bovina (102,1%) e soja (94,2%)”, informou Tatiana.
Conforme a secretária, Rondônia é o quarto Estado de maior corrente de comércio da região Norte, quinto exportador e terceiro importador da região Norte e terceiro maior gerador de superávit comercial do Norte do País. Em 2010 contribuiu com 3,4% do PIB brasileiro e nos últimos sete meses teve um crescimento de 71,3% nas exportações para os Estados Unidos.
O Encomex vai ocorrer durante a 5º edição da Feira Internacional da Indústria de Rondônia - FEIRON 2011, em Porto Velho, no SESI Clube, no período de 14 a 17 de setembro.
Participaram do café da manhã o gerente geral da Caixa Econômica Federal, Carlos Aparecido Fernandes de Oliveira, representando senhor Rossini Ewerton Pereira, o superintendente do Banco do Brasil em Rondônia, Edvaldo Sebastião de Souza e o Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado de Rondônia, Edson Vicente, representando o governador Confúcio Moura.