ROLIM DE MOURA - TRT colhe dados de município para vídeo documentário
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Três servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Regional estiveram na ultima semana em Rolim de Moura coletando dados importantes sobre o município e região para um vídeo documentário que está sendo elaborado pela Regional até outubro próximo. A meta é identificar e explorar elementos importantes que demonstrem o potencial dos Estados de Rondônia e Acre, para todo o Brasil.
O documentário vem sendo elaborado por três servidores do TRT, os jornalistas Celso Gomes e Luis Alexandre e o agente de segurança José Luiz de Assis, que contaram com o incentivo e apoio integral da desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur – presidente do TRT/ 14. De acordo com a equipe, diversos municípios já foram explorados, entre eles, Alvorada D’Oeste, São Miguel do Guaporé, Cacoal, Ariquemes e Jaru, além do interior do Acre.
Durante as visitas, os jornalistas se empenham em evidenciar, através das imagens e depoimentos coletados, fatores singulares que identifiquem a vocação econômica de cada região. “Para alcançar o objetivo, procuramos explorar órgãos públicos, entre outras instituições, em busca de subsídios, então iniciamos nossas filmagens, que consistem no cotidiano da cidade, identificando o que conduz a movimentação”, conta Alexandre e Celso.
Antes de iniciarem as gravações em Rolim de Moura, considerado um grande pólo regional, por abranger quase 10 municípios, os três servidores realizaram um amplo passeio pela região da Zona da Mata registrando as particularidades de cada cidade visitada. Entre os locais focados, a equipe esteve na Usina de Álcool Boa Esperança, localizada próxima a Santa Luzia D’Oeste, onde acompanharam toda a metodologia de trabalho para inserir no documentário.
Em Rolim de Moura, eles estiveram registrando, entre outros fatos, as atividades em uma fábrica de compensados e a movimentação do popular Shopping do município, localizado bem no centro. “É algo incomum de se ver, com uma circulação intensa de pessoas e veículos; num ponto que funciona rodoviária, blocos comerciais, descarregamento de produtos produzidos na zona rural, área de chegada e partida de pessoas da zona rural e assim por diante”, ressaltou Celso.
A intenção dos profissionais é terminar a coleta do material até outubro deste ano, para iniciarem a segunda etapa do documentário, que consistirá na produção.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!