O professor Delson Fernando Barcellos Xavier, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia – Adunir, anunciou que a entidade vai apresentar na próxima segunda-feira, dia 22, ao presidente do Conselho Superior Acadêmico da Unir, Projeto de Resolução que trata da progressão horizontal “automática” dos servidores.
Pela proposta, os docentes que completarem o interstício de quatro anos terão direito a progressão automática, sem necessidade de requerimento. Desta forma, a administração, de ofício, procederá a progressão.
Segundo o presidente Delson Fernando, a Adunir faz constar na proposta que para os docentes que completarem dois anos de interstício o processo será simplificado e também será desencadeado independente de requerimento do professor.
Saúde
Outra iniciativa da Adunir é a busca de um convênio com a Unir e Geap – Fundação de Seguridade Social, a fim de possibilitar aos associados mais uma alternativa de plano de saúde, de modo que os docentes tenham liberdade para escolher aquele que lhe for mais vantajoso.
Delson Fernando revelou também que conseguiu junto à administração da Unir a aquisição de mobiliário completo e equipamentos diversos, como computadores, frigobares, centrais de ar condicionado, escaninho, jogos de sofá e mesas de reuniões, para a completa estruturação das salas coletivas dos professores dos campus de Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Ariquemes, Guajará-Mirim e Porto Velho. Segundo ele, desta forma os docentes terão condições apropriadas para o preparo de suas aulas, correções de provas e descanso entre as jornadas letivas.
O presidente da ADUNIR lembra ainda que outras ações estão em andamento para que novas melhorias sejam alcançadas para a classe docente.