A II Conferência Regional LGBT será mais um espaço de discussões entre a sociedade civil e o poder público municipal, onde a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais irá decidir sobre os rumos das políticas públicas para a cidadania e os direitos humanos LGBT.
Promovida pelas Prefeituras de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia, São Felipe e Parecis, com o apoio do Grupo Arco-íris de Rondônia a Conferência acontece no dia 21 de agosto, domingo, no auditório da UNIR, a partir das 7h30min. Nela, a população LGBT, organizações e entidades de direitos humanos LGBT, parlamentares, estudantes e gestores irão avaliar e propor diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas ao combate, à discriminação e promoção dos direitos humanos e cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais dos municípios acima citados.
Outro objetivo da conferência é avaliar a implementação e execução nos últimos 2 anos, do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) e fortalecer as política estadual e nacional para esta população. A Conferência terá como resultado final a produção de diagnóstico e de recomendações à gestão municipal para a implementação de políticas públicas.