Deputado Tucura pede explicações ao Detran sobre sistema Renavam

Deputado Tucura pede explicações ao Detran sobre sistema Renavam

Deputado Tucura pede explicações ao Detran sobre sistema Renavam

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rondônia tem quase 600 mil veículos. Desde o último dia 15, quem necessita emplacar, fazer transferências ou qualquer outro serviço que utilize o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) enfrenta grandes transtornos.
Diante destes fatos, o deputado estadual Valdivino Tucura (PRP) se reuniu na tarde de quinta-feira (4), com o diretor-adjunto do órgão, coronel João Carvalho, onde cobrou explicações sobre os problemas. “Diversas pessoas estão sofrendo com estes situações relacionadas ao Detran e ao Renavam. Conheço produtores rurais que estão com caminhões prontos para transportar os produtos agrícolas, mas não podem trabalhar porque estão sem documento e placa. Também há os empresários do ramo automotivo que estão com diversas compras e vendas paradas por causa da falta de agilidade nas transferências dos veículos”, disse Tucura ao diretor-adjunto do Detran.
Já o coronel Carvalho destacou os principais pontos que causaram transtornos aos motoristas e empresas rondonienses. “Minas Gerais, Bahia e Rondônia tinham os sistemas mais antigos de acesso ao Renavam. Então, tivemos que fazer esta mudança. Antes, tínhamos um contrato com uma empresa terceirizada que tinha o programa de acesso. O contrato venceu há pouco compramos o programa e fizemos a mudança, que aconteceu em 15 de julho. Também tivemos problemas na base nacional, além na rede de internet. Enfim, espero que até sexta-feira (5) ou no máximo até segunda-feira (8), tudo esteja regularizado”, falou ele.
O coronel João Carvalho apontou para o deputado Tucura os benefícios que o novo sistema de acesso ao Renavam vão trazer para os motoristas rondonienses. O novo sistema é totalmente auditado e com maior controle. Antes, poderia haver problemas com fraudes sem responsabilizar ninguém.
Outro ponto de destaque é a agilidade. O motorista ou despachante pode fazer o pagamento das taxas e em no máximo 15 minutos, a compensação acontece no sistema do Detran, o que dá mais agilidade na emissão dos documentos. “Além disso, o contribuinte pode acessar e fazer pagamentos em qualquer lugar do Brasil, optando por receber o documento do IPVA na sede do Detran ou em casa”, afirmou Carvalho.
O deputado Tucura agradeceu os esclarecimentos feitos pelo diretor do órgão. “Fiquei satisfeito com os argumentos do coronel Carvalho. Acho que houve uma pequena falha de comunicação com a sociedade. Por isso, peço que o Detran, quando fizer alguma alteração no atendimento aos motoristas, alerte a população por emissoras de rádio, televisão, jornais e sites”, finalizou ele.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS