Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) chegaram nesta segunda-feira (25), à Rondônia para conhecer o trabalho realizado pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater) com agricultores familiares.
O grupo foi recebido pelo secretário executivo da Emater, Elisafan Batista de Sales, no auditório do Centro Gerencial, em Porto Velho e pelo coordenador técnico e de planejamento, José Tarcísio Batista Mendes. Durante a visita ao escritório central da Emater os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura organizacional e capacidade de atendimento da instituição e ouvir palestra sobre o trabalho de extensão rural no estado.
A engenheira agrônoma, Eda Maria de Oliva, gerente de convênios do Idam e que liderou o grupo nesta visita, considera o intercâmbio “fundamental para o crescimento técnico dos extensionistas”. Segundo ela sua equipe conta com técnicos de diferentes áreas profissionais como: engenharia de pesca, engenharia florestal, engenharia agronômica, técnicos agropecuários e médicos veterinários. Esses profissionais trabalham nas diversas regiões do estado do Amazonas, um estado grande em extensão e que apresenta uma enorme diversidade de atividades rurais e potencialidades agrícolas, pecuárias e florestais. Esta ultima, tanto de exploração madeireira quanto não madeireira.
A engenheira agrônoma disse ainda que não pretende copiar as ações executadas pela Emater de Rondônia, mas sim conhecer ação dos serviços de assistência técnica e extensão rural da instituição junto aos agricultores familiares e, através do conhecimento adquirido, desenvolver próprias experiências educativas junto ao publico amazonense.
Após a visita à Emater em Porto Velho os técnicos do Amazonas seguiram para o município de Ji-Paraná onde visitarão os agricultores em outros municípios do território central da cidadania. Segundo informou a líder do grupo “eles querem conhecer propriedades rurais de agricultores familiares que explorem atividades de piscicultura, pecuária de leite e outras culturas comuns a Rondônia e Amazonas.
Os visitantes ficarão no estado por uma semana e devem encerrar a visita técnica no parque de exposição agropecuária de Ariquemes, ocasião em que vão conhecer, entre outras atividades, o concurso leiteiro regional realizado pela Emater durante a 28.ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ariquemes (Expoari).