Muitos moradores de Nova Mutum Paraná estão cansados e desgatados pela espera de providências do consórcio construtor para alguns problemas de infraestrutura que acarretam aquela localidade, pretendem informar a imprensa tudo o que estiver relacionado as necessidades básicas em relação a saúde, segurança e o bem-estar da população, pois a comunidade acredita que a qualidade de vida pode melhorar muito se os costumes e a cultura estiverem inseridos em um projeto mais conpleto, onde o consórcio pode aplicar as atividades sociais e econômicas.
Para a população, algumas promessas feitas pelos administradores do Consórcio Energia Sustentável era entregar o projeto habitacional completo, ou seja, a casa com garagem e muros, sistema de água e esgoto. Porém, muitos pré-requisitos estão somente no papel. Na realidade o povo de Nova Mutum Paraná clama por melhorias, pois temem pelo pior.
Com o sistema de água e esgoto danificado, com a única unidade hospitalar ainda em fase de construção após um ano de inauguração do novo distrito e com os muros das residências jogados ao chão a população quer alertar as autoridades competentes o que estão passando. Segundo o morador Adenilson Oliveira de Menezes, uma reunião entre a comunidade e os responsáveis por administrar Nova Mutum Paraná foi realizada há 15 na localidade.
A comissão de moradores e administradores de Nova Mutum Paraná elaboraram em Ata a questão dos muros, do asfalto e do saneamento básico na região. Porém mesmo com a solicitação de melhorias urgentes, nada foi feito até a data do dia 25. Cabe aos administradores de Nova Mutum Paraná analisarem a possível crise na infraestrutura urbana do pequeno distrito e solucionar os problemas que assolam a população.