Foi entregue na manhã de hoje, 25, na Diretoria de Ensino da Polícia Militar de Rondônia, o Certificado de Conclusão do Estágio de Instrutor de Técnicas Policiais em Duplas para 53 alunos do Curso de Formação de Oficiais, juntamente com três 2° Tenentes, dentre eles um do Comando Regional de Policiamento II. Participaram da solenidade o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, delegado federal Marcelo Bessa, o coronel PM Cesar, Comandante Geral da PM e o gerente Administrativo e Financeiro da SESDEC Hélio Costa.
O Estágio foi realizado nos dias 11 e 15, 1ª turma, e 18 e 22 de julho de 2011 na Diretoria de Ensino, Base Aérea e demais locais para o treinamento externo. A realização do Estágio é parte das metas traçadas pelo atual Diretor de Ensino da Polícia Militar, tenente coronel PM Pachá.
Para o coronel PM Cesar o Estágio foi de grande importância para os policiais militares que agora, repassarão seus conhecimentos aos demais policiais de Unidades fora da capital. Estes estágios e Cursos aprimoram o condicionamento técnico do profissional de Segurança Pública. Com o apoio da SESDE e do governo do Estado, só estes semestre retomamos diversos cursos que não eram realizados pela Corporação. “Agora estes policiais estão em melhores condições de multiplicar conhecimentos nas demais Unidades”, disse o Secretário de Segurança, acrescentando que o governo do Estado está consciente da necessidade do aprimoramento dos policiais e por isso determinou a realização dos Cursos previstos.
Estágios
Desde 2005, quando ainda Comandante do 6° BPM em Guajará-Mirim, disse o tenente coronel PM Pacha, as técnicas desse estágio começaram a ser divulgadas. De lá para cá já foram seis turmas, todas realizadas nas principais cidades do Estado. Após assumir a Diretoria de Ensino em janeiro ele lançou a idéia e foi devidamente autorizado pelo Comando da PMRO a buscar realizar na Corporação, também cursos e estágios de especialização. Como o apoio da SESDEC tudo ficou mais fácil.
No Estágio de Técnicas Policiais em Dupla, como o nome já diz, todo o enfoque operacional é voltado para a ação em duplas de policiais. As instruções ministradas são Patrulhamento a Pé em Área de Risco, Técnicas de Imobilizações, Progressões em Área de Selva à noite, Confronto Armado em Local Fechado, Táticas em Baixa Luminosidade e Técnicas Avançadas de Tiro Policial com Pistolas e Espingardas Calibre 12.
Além do Diretor de Ensino, também participaram como instrutores os Capitães PM Alberto e Herton. A Companhia de Operações Especiais também teve participação fundamental cedendo equipamentos e equipe de apoio para as figurações durante as simulações com paintball e munições não letais.