Moradores, comerciantes e empresários reclamam do sistema de esgoto do distrito de Nova Mutum Paraná, que há mais de seis meses, uma das duas caixas de tratamento de água e esgoto da comunidade está transbordando. As casas estão sendo tomadas pelo ar fétido e por dejetos que invadem as residências pelos ralos e canos.
De acordo com o morador, Laércio José Silva, a sua conta de água e esgoto tem o pagamento efetuado sempre de forma sistemática, até antes ou no dia marcado pela CAERD (Companhia de Água e Esgoto do Estado de Rondônia).
Laércio Silva aproveitou o ensejo no momento do pagamento da conta, na última sexta-feira (22) e entregou as fotografias para uma funcionária da Caerd, exigindo um serviço de qualidade, pois 40% do pagamento da conta são destinados para o sistema de esgoto, porém, a funcionária disse que o responsável pela unidade não estava e que não poderia fazer nada.
SERVIÇO DESQUALIFICADO
O funcionário do restaurante Estação do Trem, localizado em área nobre de Nova Mutum Paraná, Josimar Celestino da Silva, informou a reportagem do Rondoniaovivo.com no início da tarde do dia (22) que os prejuízos foram irreparáveis, pois foram prejudicados pelo serviço desqualificado da administração da CAERD por mais de três dias.
Segundo Josimar Celestino, a gerência do restaurante ligou mais de 15 vezes para a CAERD e em nenhuma obteve resposta positiva. Somente na última quarta-feira (21) a água com dejetos saiu de cena das vielas de Nova Mutum Paraná. “Os nossos clientes reclamavam da podridão e iam embora. Estava realmente insuportável”, desabafou o funcionário Josimar.
A reportagem do Rondoniaovivo.com, procurou o responsável pela administração da CAERD em Nova Mutum Paraná, na sexta-feira (22), porém, uma funcionário informou que o responsável não estava e ninguém da unidade do distrito estava apto a responder questionamentos da imprensa referente a emporcalhada que tomou conta da comunidade.
MP FAZ VISTORIA
Com base nas denúncias feitas pelos moradores, o Ministério Púbico Estadual, através da promotoria de meio ambiente e habitação, realizaram uma vistoria no distrito de Nova Mutum Paraná na tarde da última sexta-feira (22).
A equipe do MP/RO fotografou toda a área entorno da caixa de tratamento da CAERD, recebeu informações e fotografias de moradores a respeito do vazamento do sistema de esgoto e detectou vários pontos, onde ainda estavam poças de lama do último vazamento.
Um morador informou que um caminhão retira os excessos da caixa de tratamento da CAERD e na seqüência joga aos fundos do vilarejo. Os funcionários do MP encontraram uma possível estrada e detectaram uma tubulação de esgoto que é despejada em uma área verde do distrito.
COMUNIDADE
A comunidade de Nova Mutum Paraná quer mais empenho das autoridades das esferas, municipal, estadual e federal. Pois em um ano de inauguração do distrito, as dificuldades na saúde, educação, esporte e segurança pública estão trazendo transtornos à população, pois o projeto habitacional deveria ser exemplo positivo para todo o Brasil, porém, as dificuldades apenas estão começando e o povo de Nova Mutum Paraná não quer ser conhecido por incompetência de administradores que não pensam na comunidade e sim em seus partidos políticos. Por este motivo a população resolveu denunciar qualquer tipo de mazela, para que os erros de administrações de grandes cidades não se repitam em Nova Mutum Paraná.