III Conferência Municipal de Saúde é referência para o Estado Rondônia

III Conferência Municipal de Saúde é referência para o Estado Rondônia

III Conferência Municipal de Saúde é referência para o Estado Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acesso e Acolhimento com Qualidade: Desafio para o Sistema Único de Saúde – SUS – de Ariquemes.
 
A  Prefeitura de Ariquemes por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSAU – realizou a III Conferência Municipal de Saúde, no Auditório da Associação Comercial Industrial de Ariquemes – ACIA.
                                       
Esta Conferência teve entre seus objetivos discutir pontos relevantes e impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios do Sistema Único de Saúde garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, numa perspectiva de fortalecimento da Reforma Sanitária, avaliando o SUS no município e propondo condições de acesso à saúde quanto a Seguridade Social, no Conceito amplo e associado aos Direitos Humanos e fortalecer os diversos setores da sociedade durante as etapas da III Conferência de Saúde.
 
O evento contou com representantes de diversas organizações não governamentais do município, que debateram juntamente com os profissionais da área de saúde os direitos e deveres daqueles que utilizam o SUS.
 
Após declarar aberta oficialmente a III Conferência Municipal de Saúde, o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Caieiro, que na ocasião representou o prefeito Márcio Raposo, salientou que Ariquemes é o único município do interior que tem o Conselho de Saúde atuante e a única cidade com Sede própria para abrigar os Conselhos Municipais.
 
“Faço parte da Mesa Diretora do Conselho – SES – da qual sou Secretário, e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde – COSEMS – como membro da Câmara Técnica, onde posso afirmar que a saúde de Ariquemes tem sido exemplo para os 52 municípios do interior de Rondônia. Os Programas implantados na área de saúde aqui tem servido de menção, como por exemplo, o Centro de Internação Domiciliar – CID –, que foi implantado no Estado”, conclui Caieiro.
 
Durante a Conferência foram apresentadas palestras que abordaram os seguintes temas: Acolhimento e vigilância em Saúde na Atenção Básica com ênfase nos princípios do SUS, com a Dra. Kátia Fernanda Alves Moreira; Participação da Comunidade e Controle Social: Vertentes necessárias para qualidade da atenção em saúde, com a Dra. Rosani Aparecida Alves Ribeiro de Souza; A Educação em Saúde como norteadora das implementações na Atenção Primária, com a Dra. Rosiele Alves Chiaratto; O Pacto pela Saúde sob a lógica da gestão do sistema e do trabalho, Ms. Adelson Francisco Maia Junior.
 
Encerrando o ciclo de palestras, o secretário Carlos Alberto Caieiro discorreu sobre “O financiamento em saúde como apoio aos programas da Atenção Básica: Real ou Imaginário?”.
 
Dentro do cronograma foram realizadas oficinas temáticas sobre Acolhimento e Vigilância em Saúde na Atenção Básica, com ênfase nos princípios do SUS; Participação da comunidade e controle social: vertentes necessárias para a qualidade da atenção em saúde; A Educação em Saúde como norteadora das implementações na Atenção Primária e o Pacto pela Saúde sob a lógica da gestão do sistema e do trabalho.
 
Após as propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, foi feito a eleição dos delegados para participar da Conferência Estadual.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS