02 DE JULHO ORDEM DO DIA: HOMENAGEM AOS BOMBEIROS
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Hoje se comemora o Dia do bombeiro brasileiro. Em inglês, o bombeiro é chamado o "homem do fogo", fireman, o profissional que elimina o fogo.
Na língua portuguesa, a palavra "bombeiro" deriva de "bomba", máquina para fazer fluir a água em determinada direção. O bombeiro sabe bombear a água sobre as chamas. "Bomba".
Acredita-se, que certo dia para acabar com um incêndio, um morador emprestou sua bomba d’água manual, popularizando a palavra bombeiro.
O dia internacional do bombeiro é comemorado em 4 de maio em vários países do mundo no dia de São Floriano patrono dos bombeiros, dos limpadores de chaminés e protetor das pessoas envolvidas
No Brasil pelo Decreto Imperial n° 1775 de 2 de Julho de 1856 assinada por D.Pedro II, que regulamentava, pela primeira vez no país, o serviço de extinção de incêndio, época em que o badalar dos sinos, homens, mulheres e crianças ficavam em fila e, do poço mais próximo iam os baldes passando de mão em mão, até chegarem ao local do incêndio.
Com surgiu o dia do bombeiro no Brasil
A data foi decretada oficialmente no Brasil em 1954, pelo presidente Getúlio Vargas, com a finalidade de reconhecer e valorizar essa profissão.
DECRETO FEDERAL Nº 35.309, DE 2 DE ABRIL DE 1954
CONSIDERANDO que o dia 2 de julho de 1856 foi assinado o primeiro decreto regulamentando, no Brasil, o serviço de extinção de incêndios;
DECRETA:
Art. 1º – Ficam instituídos, para serem comemorados anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o “Dia do Bombeiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndios”.
Art. 2º – Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1954; 133º da Independência e 66º da República.
Getúlio Vargas
Bombeiros em Rondônia
A história do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia tem início em 1952, quando ainda era Território Federal , o governador Petrônio Barcelos designou assistentes para realizarem o Curso de Bombeiros Técnicos para Oficiais na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Cinco anos depois, no governo de Jayme Araújo dos Santos, foi assinado o Decreto Territorial nº. 331, que criava o Corpo de Bombeiros do Território, destinado a exercer atividade preventiva e de combate ao fogo e era subordinado diretamente à Guarda Territorial.
Desde Janeiro de 2000 o Corpo de Bombeiros de Rondônia tornou-se uma Unidade subordinada à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, juntamente com a Polícia Militar, Polícia Civil.
Em pesquisa feita no Brasil, EUA e Europa mostra quais são as profissões mais confiáveis e as menos confiáveis no mundo.
BRASIL
Bombeiros - 95% Professores - 85% Carteiros, médicos e exército - 81% Instituições religiosas - 62% Organizações de proteção ao meio ambiente - 64%
Mundo
Bombeiros - 92% Professores - 85% Carteiros, médicos e exército - 81% Instituições religiosas - 62% Organizações de proteção ao meio ambiente - 64%
Profissões menos confiáveis BRASIL Político - 16% Executivo de banco - 38% Sindicatos - 49% Funcionalismo público - 53%
Mundo Político - 18% Publicitário - 28% Diretores de grandes empresas - 33% Executivo de banco - 37% Profissionais de marketing - 39%
(Jornal Hoje – Rede Globo julho de 2009)
Profissões menos confiáveis BRASIL Político - 16% Executivo de banco - 38%
Bombeiros “ Vidas alheias e riquezas salvar ”
Professor Ruzel Costa Leciona da Escola Estadual Ênio dos Santos, Colégio Objetivo, Faculdade Faro e Colégio Interação-Geo
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!