BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

PAINEL POLÍTICO – Adjunto da SESDEC começa vislumbrar cadeira na ALE com apoio do Sinsepol – Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – Adjunto da SESDEC começa vislumbrar cadeira na ALE com apoio do Sinsepol – Por Alan Alex

Da Redação

15 de Junho de 2011 às 15:52

Foto: Divulgação

Lista negra

Na coluna PAINEL POLÍTICO de 16 de maio deste ano, avisamos que o governo tinha em mãos uma “lista negra” com 63 nomes de policiais militares que teriam participado do movimento grevista, que responderiam processos administrativos e seriam expulsos da corporação. No dia 18 a Associação de Familiares de Policiais Militares enviou nota afirmando “que todo o procedimento terá de ser realizado de forma imparcial e sem nenhuma perseguição a nenhum dos envolvidos, isso de segundo acordo firmado com o próprio Governo do Estado, Comando da Polícia Militar e ASSFAPOM”.

Pois bem

Quase um mês depois, Confúcio  Moura vetou a anistia aos policiais militares dada pela Assembleia Legislativa. E podem anotar: os revoltosos serão expulsos. É questão de tempo.

Começando

Ricardo de Souza Rodrigues, secretário-adjunto da segurança pública de Rondônia é filho do médico, empresário e fazendeiro de Ariquemes, conhecido como “Dr. Rodrigues”, amigo de Confúcio Moura e que sempre ajudou financeiramente nas campanhas. “Ricardinho” como é conhecido na região, teria tentado emplacar como vice de Confúcio, ainda na eleição para prefeito, mas teve o nome vetado na convenção. Para agradar ao velho amigo, Confúcio teria colocado o rapaz, aprovado no concurso para delegado de polícia, na função de adjunto da SESDEC.

Campanha

Enquanto Marcelo Bessa se engalfinha com o “Primeiro Cunhado” Francisco de Assis e o chefe da Inglaterra, ops, da Casa Civil, Ricardo Sá por uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas, que deverá ser aberta com a aposentadoria de José Gomes, Ricardo de Souza Rodrigues começa a pavimentar uma possível candidatura para a Assembleia Legislativa, contando supostamente com o apoio do Sinsepol, sindicato dos policiais civis, sob o comando de Jales Moreira. Informativos levando o nome de Ricardo estão sendo distribuídos via e-mail aos policiais.

Anistia não

Em 13 de maio deste ano, oito dias após o segundo movimento grevista, quando já havia sido aprovada a anistia aos policiais militares, um e-mail enviado por Ricardo de Souza Rodrigues informava “a SESDEC não coaduna com qualquer anistia para os autores de crimes ou infrações administrativas”. Veja abaixo:


Portanto

Os policiais militares só podem contar com a Assembleia Legislativa para tentar fazer valer o acordo feito com Confúcio Moura durante o movimento grevista. Também é importante o Ministério Público Eleitoral ficar de olho no secretariado de Confúcio  Moura. Além de Lúcio Mosquini, que quer ser governador, o jovem delegado, secretário-adjunto de segurança pública, quer ser deputado. E eles usam a máquina administrativa para isso.

Falando em Mosquini

PAINEL POLÍTICO não pára de receber informações sobre irregularidades no DER, órgão chefiado pelo empresário jaruense. A última é sobre casos de nepotismo entre servidores comissionados no órgão. Recebemos uma relação de nomes que estamos verificando o parentesco com publicações no Diário Oficial e vamos divulgar, caso realmente sejam verdadeiras.

Publicidade

No primeiro round da licitação da publicidade venceu a empresa rondoniense Minha Agência, de propriedade do publicitário Júnior Melgarejo, que teve uma discussão séria com Vicente Moura (Cambuquira) na manhã da última terça-feira. Em segundo lugar ficou a agência Casa de Idéias e em terceiro a Casa Brasil, ambas de outros estados. A DPZ ficou em sexto lugar. A empresa teria deixa de “ se esforçar” após a divulgação por PAINEL POLÍTICO, que ela seria a vencedora do certame. Veja abaixo a pontuação de cada concorrente:

1º LUGAR: ALÍNEA “J”, correspondente à proposta da empresa MINHAGÊNCIA PROPAGANDA E MARKETING LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 95,00;

2º LUGAR: ALÍNEA “E”, correspondente à proposta da empresa CASA D’IDÉIAS MARKETING E PROPAGANDA LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 86,07;

3º LUGAR: ALÍNEA “B”, correspondente à proposta da empresa CASA BRASIL COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 83,46;

4º LUGAR: ALÍNEA “I”, correspondente à proposta da empresa OANA PUBLICIDADE LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 83,37;

5º LUGAR: ALÍNEA “L”, correspondente à proposta da empresa IDÉIA3 COMUNICAÇÃO E EXPANSÃO DE NEGÓCIOS LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 82,27;

6º LUGAR: ALÍNEA “C”, correspondente à proposta da empresa DPZ – DUALIPI PETIT ZARAGOZA PROPAGANDA LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 81,96;

7º LUGAR: ALÍNEA “N”, correspondente à proposta da empresa CANNES PUBLICIDADE LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 80,60;

8º LUGAR: ALÍNEA “M”, correspondente à proposta da empresa STAFF DE COMUNICAÇÃO LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 79,90;

9º LUGAR: ALÍNEA “F”, correspondente à proposta da empresa DEBRITO PROPAGANDA LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 79,00;

10º LUGAR: ALÍNEA “A”, correspondente à proposta da empresa NORTE COMUNICAÇÃO E MARKETING S/S LTDA, alcançando a pontuação TOTAL de 77,77;

 

Definiu

Expedito Júnior fica exatamente onde está, presidindo o PSDB em Rondônia. Se a justiça decidir convalidar a eleição que foi feita elegendo Jean Oliveira como presidente da legenda, a nacional no dia seguinte intervém e coloca Júnior de volta. Moral para isso ele já provou que tem e vem investindo na reorganização do partido. Pagou todas as contas atrasadas, inclusive salários e se prepara para inaugurar no próximo dia 20 o novo ninho tucano, que vai ser instalado na Avenida Brasília, próximo à Emdur.

Visitantes

E Expedito já fechou com a nacional uma vinda à Rondônia do senador Aécio Neves e José Serra, possivelmente ainda este ano. A agenda organizada por Júnior prevê passagens por Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. A data ainda vai ser confirmada.

Prefeitura

Em conversa informal com juristas, Expedito foi informado que existe uma grande possibilidade de poder ser candidato em 2012, com isso ele estaria apto a disputar a prefeitura de Porto Velho. Mas essa é uma alternativa que ele ainda não consolidou. Ele tem cacife para disputar Senado e governo e ficar amarrado na Capital, não seria muito coerente. Mas ele garante que essa é uma possibilidade real.

Nomes

O grande problema do PSDB atualmente é a falta de nomes de peso para disputar a prefeitura de Porto Velho. À exceção de Expedito, não sobra nada. Vejamos. Os tucanos dispõe de Jean Oliveira, Mariana Carvalho, Euclides Maciel e Alexandre Brito. Os dois primeiros são herdeiros políticos com nenhuma experiência no Executivo. Maciel sabe que não se elege, querendo apenas montar uma base eleitoral em Porto Velho e Alexandre Brito teve uma votação pífia para prefeito e mais pífia ainda para deputado estadual. Com essa nominata o mais perto que os tucanos podem chegar é a uma vice-prefeitura. E olhe lá.

Portanto

Cabe mesmo a Expedito Júnior a responsabilidade de conduzir a legenda com maestria para não perder o rumo. Os próximos meses serão decisivos e a construção de um nome é algo complicado. Sem contar que o próximo prefeito vai pegar uma cidade em frangalhos, com inúmeras obras inacabadas e certamente um monte de dívidas. De repente não é mesmo vantagem para Expedito entrar nessa fria.

TV demais mata

Pessoas que ficam mais horas em frente à televisão correm um risco maior de morrer ou de desenvolver diabetes e doenças cardíacas, sugere um novo estudo. "A mensagem é simples", segundo o autor da pesquisa, Frank Hu, da Faculdade de Saúde Pública de Harvard. "Diminuir as horas em frente à TV é uma forma importante de reduzir comportamentos sedentários e as chances de desenvolver diabetes e doenças cardíacas." As pessoas que passam muitas horas em frente à televisão não só não se exercitam, como provavelmente comem alimentos pouco saudáveis, explicou Hu. "A combinação de sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade cria um 'terreno fértil perfeito' para o diabetes tipo 2 e doenças cardíacas." Este não é o primeiro estudo que associa o tempo em frente à TV a efeitos nocivos --muitas pesquisas encontram uma forte ligação com a obesidade. Hu e sua equipe descobriram que, para cada duas horas de televisão diária, o risco de diabetes aumenta 20%, enquanto o risco de doença cardíaca, 15%, e o risco de morte, 13%. Com base nesses resultados, os pesquisadores estimaram que, entre um grupo de 100 mil pessoas, reduzir o tempo de TV em duas horas por dia pode prevenir 176 novos casos de diabetes, 38 casos de doenças cardiovasculares fatais e 104 mortes prematuras por ano.

Contatos

Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com -  @painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS