A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Assistência Social (Semas), realizará no próximo sábado (11), plantão do Bolsa Família na Escola Pingo de Gente, à Rua Orion, bairro Ulysses Guimarães, zona Leste da cidade. O horário de atendimento ao público será das 10 às 17 horas. O objetivo, de acordo com a secretária Benedita Nascimento, é fazer novos cadastramentos, revisão e atualização de cadastros atuais, além do desbloqueio de benefícios.
Benedita disse que os plantões visam minimizar a distância entre o poder público municipal e as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social, que muitas vezes não têm condições de se deslocar por meios próprios até a Semas, no centro da cidade. “Porto Velho sai na frente com as ações do Plano Brasil Sem Miséria lançado pela presidente Dilma Roussef na semana passada em Brasília, e que contou com a presença do prefeito Roberto Sobrinho”, declarou.
Conforme a secretária titular da Semas, até o final de 2011 serão realizados 15 plantões em todas os setores da Capital, começando pela zona Leste. “São ações organizadas, que vão até os beneficiários na busca ativa e constante de detectar nas comunidades as situações de vulnerabilidade de cada cidadão”, afirmou. Benedita Nascimento acrescentou que no decorrer do dia a dia, o trabalho continuará através dos Centros de Referencias de Assistência Social (CRAS), que estão localizados em áreas estratégicas da cidade. Ela também disse que a realizações dos plantões foi determinada pelo prefeito Roberto Sobrinho.
A secretária explica que as ações do Brasil Sem Miséria, de acordo o planejado pelo Governo Federal, ocorrerão de forma interligada, entre as secretarias municipais e estaduais de assistência social. “Só conseguiremos acabar com a miséria em nosso Município se trabalhamos em conjunto e vamos dar nossa contribuição para que este plano chegue a todas as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social”, enfatizou.
Na avaliação de Benedita Nascimento, esse é um novo momento para as famílias necessitadas de Porto Velho e de todo o Brasil. “A presidente Dilma tem acessibilidade de mulher, dona de casa e é conhecedora da realidade de cada família, pois são as mulheres que neste contexto mais sofrem na busca do alimento, da dignidade e da responsabilidade com seus filhos”.
Documentos
Para receber o atendimento da equipe do Plantão Bolsa Família, é necessário apresentar xérox e original dos seguintes documentos: RG, CPF, Titulo de Eleitor, Carteira de Trabalho, certidão de nascimento das crianças, comprovante de energia e declaração da escola onde os filhos estudam.
Calendário e serviços:
Data / Local: Serviço:
11.06.2011 – Zona Leste:
Bairro - Ulisses Guimarães
Escola Municipal Pingo de Gente – Rua Orion, 0102 –
18.06.2011 – Zona Leste:
Escola Municipal Estela Compasso
Bairro – Marcos Freire
Rua Colatina, 2030
25.06.2011 – Zona Leste:
Escola Ulisses Soares Ferreira
Rua Amador do Reis, 2938
Bairro – J K Bolsa Família: Cadastro Novo / Revisão / Atualização;
Serviço PAIF / CRAS – Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos as Famílias em situação de Vulnerabilidade e Risco Social;
Serviço CREAS com atendimento especializado a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade, com direitos violados;
Atividade Socioeducativas - atividades de lazer, esporte e manifestações artísticas e culturais do território;
Faculdade / parceiras
Secretaria Municipal de Esporte - SEMES