O secretário Itamar Ferreira, da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), apresentou nesta terça feira, 07, aos vereadores da capital as ações que serão implementadas pela Prefeitura de Porto Velho para melhorar o trânsito da cidade. A explanação foi durante um café da manhã que teve a participação dos vereadores Eduardo Rodrigues (PV), presidente da Câmara; Cláudio Carvalho (PT), líder do governo; Pastor Delso Moreira (PRB); Marinho Melo (PMDB); Jurandir Bengala (PT); DJ Moisés (PV), Ramiro Negreiros (PMDB) e Jaime Gazola (PV).
Também participaram do evento o assessor executivo da prefeitura, Wilson Correia; a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina; o presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), João Herbert; a coordenadora de Coordenadora Municipal de Comunicação, Nara Vargas; a representante do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Gildete Alencar; o major Lisboa, comandante da Companhia Independente de Trânsito da Polícia Militar; além de funcionários da instituição.
Itamar Ferreira explicou que a secretaria está passando por uma reestruturação tanto na parte física, com a reforma do prédio que está sendo ampliado para atender melhor a população, como também na administrativa com a criação de duas coordenadorias, de Transportes e de Engenharia de Trânsito, ambas dirigidas por técnicos do próprio órgão. “Estamos também reaparelhando a secretaria com a aquisição de seis novas viaturas, além da compra de seis motos que estão sendo licitados. Também recebemos, via doação, mais cinco motos para serem usadas pelos agentes de trânsito. Também recebemos a doação de 17 bicicletas”, disse.
No que diz respeito a estrutura física, o secretário informou que a primeira parte da reforma, que atende a engenharia do trânsito já foi concluída. No segundo semestre está previsto iniciar a reforma da parte administrativa, incluindo o gabinete do secretário e a fachada do prédio onde está instalada a Semtran. Sobre a questão do transporte coletivo, Itamar Ferreira adiantou que nos próximos quatro meses o prefeito Roberto Sobrinho lançará um pacote de medidas emergenciais que visam mudar profundamente a qualidade do serviço prestado à população. “Entre elas, estão a implantação de mais faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Calama, Carlos Gomes, Raimundo Cantuária, Jatuarana e Sucupira. Os ônibus também passarão a ser monitorados por GPS que nos dará o local exato, o trajeto e o horário desses veículos. A frota também será renovada em cerca de dez por cento, que permitirá a retirada dos ônibus velhos de circulação. Tem ainda a colocação de novos abrigos para passageiros”, adiantou.
O comandante do Batalhão de Trânsito, major Lisboa, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura de Porto Velho, que visa organizar o trânsito na capital. “Desde que assumimos o batalhão, há cerca de três meses, não há uma ação nossa em que o pessoal da Semtran e do Detran não estejam juntos. E nossa intenção e reforçar mais essas ações conjuntas”, disse.
O presidente da Câmara, vereador Eduardo Rodrigues, enfatizou que até o ano passado não era possível se imaginar a Polícia Militar e a prefeitura atuando juntos no trânsito da capital. Mas, felizmente hoje, existe uma nova postura administrativa por parte do Governo do Estado. “Essa parceria só é benéfica à população, e temos a obrigação de encontrarmos alternativas para as questões mais imediatamente. Não podemos esquecer que melhorar o trânsito é preservar as vidas das pessoas”, frisou.