Coleta seletiva será ampliada a mais dois bairros de Porto Velho

Coleta seletiva será ampliada a mais dois bairros de Porto Velho

Coleta seletiva será ampliada a mais dois bairros de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para Emanuel Neri, é primordial identificar qual e melhor forma de abordagem para que o novo sistema passe a ter o resultado esperado.
Mais dois bairros de Porto Velho deverão receber o serviço de coleta seletiva de lixo que está sendo implantado pela prefeitura na capital. Hoje o novo sistema já atende quatro bairros. O Rio Candeias, Alphaville, Ulisses Guimarães e Jardim Santana. A previsão é de que o serviço seja ampliado ainda este ano para o Tancredo Neves e outro bairro que pode ser o Santo Antônio ou o Nova Floresta.
O coordenador municipal de Limpeza Urbana, Emanuel Neri, da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), adiantou que o novo sistema ainda está em avaliação para saber qual a melhor forma de abordagem à população para conscientizá-la da necessidade de implantação da coleta seletiva. “O novo sistema foi iniciado pelo Rio Candeias e Alphaville. Fizemos questão de pegar populações de perfil econômico diferente para saber como seria a aceitação delas, pois tudo o que é novidade, gera certa resistência”, afirmou o coordenador.
Nas primeiras semanas, os moradores do Rio Candeias apresentaram um desempenho melhor do que o do Alphaville, o que levou a coordenação a intensificar a campanha de educação ambiental no Alphaville. Hoje os resultados são diferentes, com o Alphaville passando a se adaptar melhor à coleta seletiva.
Para Emanuel Neri, é primordial identificar qual e melhor forma de abordagem para que o novo sistema passe a ter o resultado esperado. Já foi constatada que a técnica de abordagem não pode ser a mesma em todos os bairros. Por isso é preciso discutir com a comunidade como fazer a abordagem, até porque, até o próximo ano, a tendência é que a coleta seletiva seja universalizada na cidade.
Encontros pontuais na casa dos moradores, também passarão a ser agendadas. Para isso, nos dias de coleta seletiva o caminhão do lixo sairá acompanhado de um fiscal que virá logo atrás. Esse fiscal terá a incumbência de anotar o endereço do morador que ainda não está fazendo a separação do lixo úmido do seco, e dos que não colorem o lixo para ser recolhido no dia da coleta seletiva. “De posse desses endereços, iremos visitar cada um desses moradores para saber porque deles ainda não estarem fazendo a separação do lixo. E estimulá-los a passarem a adotar esse hábito. Também estamos orientando os coletores para não recolher o lixo que não estiver devidamente separado. Quem colocar o lixo misturado ou não disponibilizar o lixo no dia da coleta seletiva, esse material não será recolhido”, explicou. 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS