Após 40 dias de intenso trabalho de investigação, sendo que nos últimos três dias os Policiais Militares do Núcleo de Inteligência de Presidente Médici chegaram a trabalhar dia e noite e resultou na prisão de quatro traficantes que transportavam 10 Kg de "Pasta Base" para o estado de Minas Gerais. Segundo a Polícia, a droga estava escondida dentro de duas baterias de automóvel e dois traficantes são oriundos do estado de Minas Gerais, um é de Presidente Médici e o outro reside em Ji-Paraná.
Esta operação também contou com o apoio dos Policiais Militares do Serviço de Inteligencia das cidades de Rolim de Moura, São Miguel e Cacoal, além do excepcional reforço da PRF de Pimenta Bueno e do Canil do 4º BPM de Cacoal. Foram presos: Elcio Alves de Arruda, 42 anos; Edmar Alves de Arruda, 39 anos; Marcelo Verly, 34 anos e Eles de Souza de 45 anos de idade.
A prisão
Depois de receber uma denúncia anônima dando conta que certas pessoas viajavam constantemente para o estado de Minas Gerais e que havia um forte indício de que transportavam drogas, os Policiais Militares do Serviço de Inteligencia da PM em Presidente Médici, começaram as investigações e o monitoramento.
Como a movimentação nas residências dos suspeitos aumentou muito nestes 03 últimos dias, os policiais decidiram monitorá-los diuturnamente e na última terça-feira (31/05), observaram que dois veículos, sendo um Gol, de placas MRI 2239 e um Astra, de placas NDF 7161, saíram de Presidente Médici com destino a Vilhena.
De imediato, os policiais acompanharam os veículos e ao passar no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Pimenta Bueno, com o apoio dos PRF's, abordaram os suspeitos. Durante a abordagem, um dos suspeitos demonstrou muito nervosismo e ao ser indagado sobre tal atitude, o mesmo respondeu que não gosta de ser abordado pela polícia, pois é um cidadão de bem.
O Canil do 4° BPM de Cacoal usou dois cães farejadores e após uma intensa busca nos veículos, localizou a droga escondida dentro das baterias. Diante do Flagrante Delito, parte dos envolvidos afirmou que havia adquirido os entorpecentes na divisa Brasil/Bolívia, nas proximidades da cidade de Guajará Mirim/RO e que pagou o valor de R$ 15.000,00 em cada bateria recheada. O destino final seria o estado de Minas Gerais, local onde seria fracionado para a comercialização. Um dos envolvidos chegou a mencionar que não ficaria preso, pois não tinha conhecimento do ocorrido e viajava como carona até Minas Gerais.
Todos os envolvidos, bem como os seus respectivos veículos, pertences e entorpecentes apreendidos, foram conduzidos para o Departamento da Policia Federal de Pimenta Bueno, Operação Roosevelt, local onde foi lavrado o Auto de Constatação de Prisão em Flagrante Delito. Fonte PM Luiz 2º BPM.