Banana: alternativa para geração de renda em assentamento

Banana: alternativa para geração de renda em assentamento

Banana: alternativa para geração de renda em assentamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Segundo lugar em volume de frutas colhidas no Brasil e terceira em área colhida, a produção de bananas vem ganhando destaque no contexto produtivo do estado de Rondônia. Símbolo do país tropical a banana é um alimento energético, rico em carboidratos, sais minerais, como: sódio, magnésio, fósforo e, especialmente, potássio. Contendo pouca proteína e gordura, mas com predominância de vitamina A, B1, B2, B6 e C, o fruto é presença constante na mesa das mais variadas classes sociais e é largamente distribuída na merenda escolar como sobremesa.

 

Para garantir a produção da banana, uma das primeiras frutas de maior produção na região, a equipe de assessoria técnica e desenvolvimento social (ates) da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) vem difundindo, entre os agricultores familiares dos projetos de assentamento (PA), técnicas produtivas para seu cultivo.

Com a visão do futuro produtivo do Estado e das próprias famílias rurais os extensionistas de ates da Emater, através de contrato firmado com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tem por meta promover o melhoramento dos aspectos quantitativos e qualitativos da produção para o mercado consumidor, e proporcionar maior geração de renda das famílias assentadas.
O agricultor familiar Jurandir Nunes Lopes, morador da Linha 05, do PA São Paulo, no município de Buritis vem trabalhando na exploração, no formato de Sistemas Agroecológicos Florestais (SAF), na produção de banana de fritar. A produção já tem destino certo: os mercados de Porto Velho e Manaus, porém parte da produção é vendida no próprio lote.

 

O agricultor tem mostrado grande entusiasmo pela cultura e tem intenções em aumentar sua área plantada. “Ele acredita que a atividade só tende a melhorar a rentabilidade, já que a procura pela espécie vem aumentando”, explica o engenheiro agrônomo Helton Vagno da Silva Souza, extensionista da Emater.

A produção média de bananas na propriedade de Jurandir é aproximadamente de 600 cachos de banana, ou seja, dez mil quilos a cada 45 dias. O dinheiro obtido com a venda dessa produção vem incrementando, de forma significativa, a renda familiar que antes era proveniente apenas do café e leite, relata o engenheiro agrônomo.
Para garantir uma boa produção é preciso que o agricultor deve-se ater a alguns detalhes referentes ao clima (temperatura em 26ºC (15ºC e 35ºC) e umidade relativa do ar abaixo de 80%); terreno (plano, não sujeito à inundação e levemente ondulado até as encostas) e tratos culturais adequados (isento de produtos químicos)
A cultivar mais plantada e que vem ganhando mercado no estado de Rondônia é a comprida ou de fritar (subgrupo terra). A planta é resistente ao mal-do-panamá e a sigatoka-amarela, porém é suscetível a sigatoka-negra e a broca, doenças que causam maiores danos à produção de banana no Estado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS