POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA A OPERAÇÃO DINIZIA II

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA A OPERAÇÃO DINIZIA II

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA A OPERAÇÃO DINIZIA II

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Polícia Federal no Estado de Rondônia, em parceria com as polícias estaduais (Civil e Militar) e Força Nacional de Segurança Pública, deflagra hoje, 31/05/2011, a OPERAÇÃO DINIZIA II, objetivando desarticular uma quadrilha especializada em invasão de terras públicas da União e exploração ilegal de madeiras, atuante na região do distrito de Vista Alegre do Abunã/RO, divisa com o município de Lábrea/AM.
 
Foram expedidos 10 (dez) mandados de busca e apreensão e 8 (oito) mandados de prisão preventiva Os mandados foram expedidos pela Vara Ambiental da Justiça Federal em Porto Velho/RO.
 
A investigação teve início no ano de 2010, com base em informações e denúncias recebidas por diversos órgãos, especialmente Polícia Federal, IBAMA e ICMBio.
 
De acordo com a investigação, um grupo de madeireiros tomou posse de terras públicas da União, localizadas na faixa de fronteira com a Bolívia e divisas dos Estados do Amazonas, Acre e Rondônia, instalando um condomínio/associação rural fictício para exploração ilegal de madeiras nobres do local. O grupo chegou a instalar um pedágio para que caminhões toreiros pudessem entrar na área federal, cobrando o valor de R$ 30,00 (trinta reais) por veículo.
 
Em operações anteriores, realizadas nos meses de julho e agosto de 2010 na mesma região, a Polícia Federal já havia apreendido diversas armas de fogo e uma parte da contabilidade da organização criminosa ali instalada sob a “aparência” de um condomínio. Naquela oportunidade foi detectada uma pequena parcela da contabilidade da quadrilha, registrando a passagem de cerca de 2.000 (dois mil) caminhões madeireiros pelo pedágio ilegal.
 
A organização criminosa ainda é suspeita de estar ligada a crimes de “pistolagem” na região, com vistas à manutenção de terras griladas e domínio sobre áreas da União para extração ilegal de madeira. Há suspeitas de que integrantes do grupo criminoso investigado efetuavam ameaças a líderes de movimentos sociais que disputavam as mesmas terras, bem como ameaças a autoridades públicas.
 
Os investigados serão indiciados pelos cometimentos dos delitos previstos nos artigos:
- Art. 155 do Código Penal (furto de bens da União),
- Art. 288 do Código Penal (formação de quadrilha),
- Art. 50-A da Lei nº 9.605/98 (crime ambiental),
- Art. 12 da Lei nº 10.826/03 (posse ilegal de armas).
 
Participam da Operação 65 policiais federais, 12 homens da Força Nacional, 10 policiais militares e 06 policiais civis.
 
Os presos serão recolhidos ao Sistema Prisional de Porto Velho/RO.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS