Crianças que estavam fora da sala de aula em Nova Mutum já estão matriculadas

Crianças que estavam fora da sala de aula em Nova Mutum já estão matriculadas

Crianças que estavam fora da sala de aula em Nova Mutum já estão matriculadas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), após reordenamento de turmas na Escola Nossa Senhora de Nazaré, em Nova Mutum, matriculou mais 80 alunos que estavam sem estudar. Toda ação foi coordenada pela secretária Maria de Fátima Ferreira, após reuniões com os pais e também com os professores e a direção do estabelecimento de ensino. As aulas para esses estudantes começam na próxima semana.

Conforme a assessora técnica da Semed, Adomice Maria Bezerra, a demanda de estudantes do ensino fundamental cresceu muito naquele distrito devido à construção da Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira. Ao todo, havia uma carência de 120 vagas, mas devido a revolta de trabalhadores, vários deles retornaram para suas cidades de origem, o que possibilitou a prefeitura atender os demais.

Com isso, a escola ganhou 11 novas turmas e agora funciona com 24 ao todo, sendo 12 pela manhã e 12 à tarde, cada uma com cerca de 40 alunos. “A lei diz que deve haver no máximo 35 alunos em cada sala, mas devido a grande demanda e em comum acordo com a direção da escola e a comunidade, fizemos um esforço a mais”, destacou Adomice. Foi necessário também implantar uma nova turma para o 5º ano, que vai funcionar onde antes era a sala de professores.

Nova Mutum também conta com uma escola de educação infantil com seis salas de aula, para atender crianças de três a cinco anos. Pelos estudos das compensações, uma nova escola com oito salas será construída. A comunidade passará a ter duas escolas para turmas do ensino fundamental e uma de educação infantil. “Isso representa a responsabilidade que o Município tem com a educação e o esforço para não deixar as crianças fora da sala de aula”, comentou.

Adomice afirma no entanto, que por enquanto a Semed não poderá fazer lista de espera para novas famílias que chegarem a Nova Mutum, pois a escola está operando além de sua capacidade máxima. Disse também que será feito um trabalho pedagógico para que os alunos que começaram o ano letivo atrasado não fiquem prejudicados no conteúdo de aprendizagem.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS