A Bairro Novo, marca da Odebrecht Realizações Imobiliárias, entregou na última quinta-feira, 26 de maio, 198 casas do condomínio Alfazema. O projeto faz parte do Bairro Novo Porto Velho, maior empreendimento imobiliário da capital. Lançado em 2010 no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal, terá 3270 unidades em uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados. Com a primeira entrega realizada em fevereiro, já são 292 unidades concluídas. Atualmente, mais de 2 mil unidades já foram comercializadas.
O Bairro Novo Porto Velho é um bairro planejado, concebido para famílias com renda de três a dez salários mínimos, dentro de um novo conceito de moradia. Em função do desenvolvimento econômico da região, vai além da construção de casas e apartamentos e prima por condomínios com infraestrutura para receber o aumento populacional com qualidade de vida
Dentro desse conceito, o projeto conta com praças e áreas verdes em todos os condomínios, acessibilidade às áreas comuns, rede de água e esgoto, guaritas para controles de acesso, ruas pavimentadas e iluminadas, vagas para estacionamento e pontos de ônibus nas principais avenidas, além de área comercial para atender às necessidades básicas dos moradores. Há ainda espaço gourmet com churrasqueira, quadra esportiva, playground, piscina, fitness ao ar livre, redários e pista de caminhada, promovendo um novo paradigma em termos de serviços e lazer para imóveis destinados a famílias nesta faixa de renda.
Além de Porto Velho, outros empreendimentos da Bairro Novo dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, na faixa de renda de 3 a 10 salários, já estão em construção ou já foram entregues, entre eles: Camaçari (BA), com 2.532 unidades, Fortaleza (CE), com 2.846, Jardins Mangueiral (DF), com 8.000, Queimados, com 1500 e Blumenau (SC), com 3.000.
Sobre a BAIRRO NOVO - Marca da Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), empresa da Organização Odebrecht, a Bairro Novo atua no segmento de construção civil voltado para famílias com renda mensal de zero a 10 salários mínimos, desenvolvendo empreendimentos em todo o País. A Bairro Novo atua em três linhas de negócios: projetos próprios de incorporação imobiliária para famílias de 4 a 10 salários mínimos; projetos de demanda garantida gerada pelo Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal para famílias de renda mensal de 0 a 3 salários mínimos, negociados diretamente com a Caixa Econômica Federal; e projetos em parceria com o poder público, como o empreendimento Jardins Mangueiral, em Brasília, que é a primeira e única parceria público privada (PPP) habitacional do país.
Membro fundador do Green Building Council do Brasil, a OR é norteada pelo conceito de desenvolvimento sustentável e cumpre os preceitos da preservação ambiental em todas as etapas de seus empreendimentos, que atendem às necessidades residenciais, empresariais, comerciais e de turismo de cada localidade."
FICHA TÉCNICA DO EMPREENDIMENTO
Área do empreendimento: 15 quadras residenciais em um terreno de mais de 1.000.000 m².
Tipo de urbanização: Bairro planejado com condomínios residenciais fechados e áreas comerciais.
Uso: Residencial e comercial.
Tipologia: Condomínios fechados em um bairro planejado.
Mix: casas de 2 e 3 quartos. Apartamentos de 2 quartos com varanda.
Áreas privativas: Casas de 2D (41,70m²), Casas de 3D (60m²) e Apartamentos de 2D (46,42m²).
Técnica construtiva: Concreto armado estrutural moldado in loco com formas de alumínio que proporcionam rapidez, durabilidade e redução do desperdício na construção.
Nº de unidades: 3270 unidades em fases.
Áreas de lazer: Composta por praças, espaço gourmet com churrasqueira, quadra esportiva, playground, piscina, fitness ao ar livre, redários e pista de caminhada.
Segurança: Portaria com estrutura para controle de acesso e guarita para cada condomínio,
Infraestrutura: Abastecimento com água tratada de alta pressão e esgotamento sanitário; vias de acesso pavimentadas, sinalizadas e iluminadas.
Conforto: Área comercial/serviços e equipamentos comunitários instalados dentro do bairro, sede da associação de moradores, base de apoio para segurança patrimonial, linhas de ônibus com terminal dentro do bairro, ligando o bairro ao centro da cidade; uma ou duas vagas para cada uma das unidades; instalação preparada para um ar condicionado nas paredes dos quartos (vão, dimensionamento elétrico e tubulação seca); casas com quintal amplo e arejado.
Qualidade no projeto arquitetônico: Princípios de conforto térmico (boa ventilação; cuidado com a orientação da edificação em relação ao sol; adequação das cores de fachadas à cultura e ao clima local); distribuição harmoniosa das unidades dentro do condomínio; especificação de materiais focada no baixo custo e manutenção (esquadrias externas metálicas, revestimento texturizado da fachada etc.); projeto de paisagismo e de comunicação visual nas áreas comuns, quintal com drenagem e pavimentação com grama; atendimento aos índices de permeabilidade, ocupação e utilização inferiores aos limites exigidos pela legislação municipal garantindo uma melhor qualidade urbanística.
Cuidados ambientais: Mais de 150mil m² de Áreas de Proteção Permanente dentro do bairro. Licenciamento ambiental para limpeza da área e implantação do empreendimento, elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos – PGRS, a ser implantado durante a obra, reduzindo de 30% para 3% os resíduos gerados pela construção. Parceria com cooperativas locais e adoção de medidas para reciclagem e educação ambiental.