A Força Tática II do 5º Batalhão de Polícia Militar recebeu informações de populares de que quatro elementos em um celta de cor preto estavam "rondando" nas imediações do bairro Flodoaldo Pontes Pinto. Diante da denúncia os policiais realizaram buscas nas proximidades localizando o veículo na estrada do contorno e ao avistarem a viatura policial os elementos saíram em alta velocidade, sentido Porto Velho Shopping.
Foi dada voz de parada aos elementos. Eles não atenderam e um dos passageiros do veículo sacou de uma arma de fogo e apontou em direção a viatura e provavelmente desequilibrado deixou a arma cair na rua. Enquanto o PM Anderson recolhia a arma, os demais policiais acompanhavam o veículo, que passou a fazer manobras de alto risco, ultrapassando sinais fechados e seguindo sentido Avenida Rio Madeira.
Em frente ao Porto Velho Shopping próximo a uma agencia bancária, o carona do veículo lançou, na tentativa de cessar o acompanhamento, uma segunda arma de fogo, sendo esta recolhida por um vigilante da agência.