“O estudo do Direito Médico é uma imperiosa necessidade, a partir do momento em que se tornam mais e mais possíveis certas manipulações no campo das ciências biológicas”. A afirmação é de um dos principais jurista brasileiro em Direito Médico, médico e ad
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“O estudo do Direito Médico é uma imperiosa necessidade, a partir do momento em que se tornam mais e mais possíveis certas manipulações no campo das ciências biológicas”. A afirmação é de um dos principais jurista brasileiro em Direito Médico, médico e advogado Genival Veloso de França, que estará em Porto Velho, no dia 27 deste mês para ministrar a palestra “O novo Código de Ética e suas relações com O direito médico”, como parte do IV Encontro de Direito Médico de Rondônia.
Para Genival Veloso de França, que é autor de vários livros e membro da Academia Nacional de Medicina Legal, há a necessidade não só de uma reformulação e uma adaptação das ciências do comportamento, mas também da regração jurídica no campo do direito e sua relação com a medicina.
O palestrante lembra que o novo Código de Ética Médica, aprovado pelo Conselho Federal de Medicina e em vigor há quase dois anos, considera, entre outros, “a busca de melhor relacionamento com o paciente e a garantia de maior autonomia à sua vontade”. Para ele, entretanto, não houve grandes mudanças na estrutura doutrinária ou filosófica no novo Código de Ética Médica, mesmo sob o impacto dos demorados debates e farta publicidade.
O estudo do Direito Médico, para Genival Veloso de França, deve tratar não apenas do direito à integridade física e moral, assegurados constitucionalmente a cada homem e a cada mulher, como o direito de não sofrer torturas e sevícias ou de não ser submetido a outras formas de tratamento ou castigo cruel, “mas, principalmente do direito de serem protegidos contra intervenções biológicas com interesses condenáveis, como as experiências especulativas e as manobras reprováveis em torno da reprodução humana e das desordens genéticas”.
O IV Encontro de Direito Médico de Rondônia é organizado pelo Escritório Cândido & Henrique Advogados Associados e será realizado no dia 27 deste mês no auditório do Tribunal de Justiça em Porto Velho, a partir das 14 horas. O formulário de inscrição está disponível no endereço www.direitomedicoro.wordpress.com, que centraliza todas as informações sobre o evento. Os Interessados também poderão ter acesso às publicações sobre o encontro através do facebook pelo perfil oficial do evento: IV Encontro de Direito Médico de Rondônia. As inscrições são gratuitas.
Apóiam o IV Encontro de Direito Médico de Rondônia o Tribunal de Justiça de Rondônia e o Sindicato Médico de Rondônia (Simero) e é patrocinado pelo DAIA – Centro de Diagnóstico Por Imagem - Ltda, FARO – Faculdade de Rondônia, FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, CEOF – Centro Especializado em Oftalmologia e Governo de Rondônia.
INFORMAÇÕES: www.direitomedicoro.wordpress.com
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!