A Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) vai mobilizar 107 endereços diferentes que estarão à disposição da população no dia 18 de junho para a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Além das 27 unidades de saúde espalhadas pela cidade, também haverá vacinas disponíveis em escolas, igrejas, comércios e associações de bairros.
Devem tomar a vacina crianças de até 5 anos. Segundo dados da Semusa, 37.731 crianças incluídas nessa faixa etária residem em Porto Velho. O objetivo da campanha é atingir 95% desse público, ou cerca de 35,8 mil meninos e meninas. Até mesmo as crianças que já receberam a vacina contra a pólio devem repetir a dose, que é feita de forma oral e não dói. Os pais ou responsáveis devem, no entanto, se lembrar de levar o cartão de vacinação.
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença considerada grave, causada por um micróbio que ingressa no organismo da criança através da boca, e pode ser transmitida de uma pessoa para outra com facilidade, principalmente pelo contato com as fezes, tosse, espirro ou mesmo pela fala.
O Brasil conquistou um certificado, emitido pela Organização Mundial de Saúde, de País livre da Poliomielite. Uma parceria da Semusa com órgãos como Ministério Público, Tribunal de Contas, Justiça Federal, Eletronorte, Senac, INSS e Coren vai disponibilizar cerca de 650 pessoas para trabalhar no dia da vacinação.