Sabores e delícias de Porto Velho estão na 6ª edição do Brasil Sabor

Sabores e delícias de Porto Velho estão na 6ª edição do Brasil Sabor

Sabores e delícias de Porto Velho estão na 6ª edição do Brasil Sabor

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A secretária municipal interina de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, Miriam Saldaña, representando o prefeito Roberto Sobrinho, participou na noite de segunda feira (09/05), no Casa Blanca Eventos, do lançamento da sexta edição do maior festival gastronômico do planeta - o Brasil Sabor, do qual participam, este ano, 37 restaurantes de Porto Velho. A 6ª edição do Brasil Sabor tem o objetivo de valorizar a gastronomia nacional.
 
Este ano, o evento tem como tema “À mesa, o Brasil já é Hexa”, uma indicação à preparação e qualificação do setor de alimentação para receber turistas que virão assistir aos jogos da Copa no Brasil. A realização é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Sebrae.
 
Participaram do evento, empresários, personalidades políticas e públicas, profissionais de comunicação e outros convidados.
Para Miriam a participação da capital neste evento nacional vai trazer ainda mais evidência para a cidade, que tem sido uma das grandes potências em crescimento nos últimos anos. “Porto Velho tem duas grandes usinas sendo construídas que contribuirão consideravelmente com o nosso país.
 
Muitas empresas se instalaram aqui, proporcionando ainda mais emprego e renda para os Portovelhenses e demais pessoas que chegaram aqui. Consequentemente, os empresários donos de bares, hotéis e restaurantes começaram a investir em seus negócios, para melhor receber os turistas e demais visitantes. O resultado disto é mais qualidade nos serviços prestados. E isto é muito positivo para nossa capital que passa a ser referência lá fora”, discursou a secretária.
 
Fomentando o turismo
 
Miriam também destacou que a prefeitura tem realizado, através da Semdestur, muitos projetos para fomentar o turismo regional e garantir que a cidade seja mais atrativa e receptiva. “O prefeito Roberto Sobrinho priorizou o turismo em nossa cidade. Sua orientação é desenvolver projetos que tornem esta capital referência em turismo, cultura e gastronomia, agregando a isto emprego e renda”, reforçou.
 
A secretária interina acrescentou que para reforçar as atividades da Semdestur, o prefeito criou uma coordenadoria, para tratar especificamente sobre esta questão, citando a presença de Jun Yamamoto, coordenador de Turismo. Ainda segundo ela, a prefeitura tem feito parcerias com entidades como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), para reforçar ações em favor do turismo.
 
“Além disso, através do esforço do prefeito, foi possível a revitalização do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e em breve estaremos inaugurando a segunda parte. Reformamos outros pontos turísticos como o Mercado Cultural, de muito bom gosto, e que já entrou para a agenda dos moradores desta cidade, com música de qualidade e que abriu espaço para a valorização dos nossos artistas locais. E muito mais está sendo agilizado. Se a cidade melhora, os empreendedores também vêem a necessidade de expandir seus negócios”, disse Miriam.
 
A chefe de gabinete do prefeito esclareceu ainda que, é em meio a este crescimento, que começam a florescer novas propostas que resgatam e valorizam a cultura local. “Participar do Brasil Sabor vai valorizar a nossa culinária e evidenciar a todo o país a criatividade de nossos chefs e nossas particularidades em sabores e temperos”, salientou.
 
Avanços
 
Também discursaram durante o evento, o presidente da Abrasel Rondônia, Daniel Resende, a deputada federal Marinha Raupp, o secretário de estado do Turismo, Júlio Olivar, o superintendente do Sebrae Rondônia, Pedro Teixeira e a convidada especial do Ministério do Turismo, a secretária nacional de Políticas de Turismo, Ana Isabel Mesquita de Oliveira.
 
Daniel Resende destacou que a Abrasel tem apenas 3 anos de existência no estado e que durante este período foi possível estabelecer fortes parcerias e desenvolver ações que garantiram que Rondônia começasse uma caminhada rumo ao sucesso. “Chegamos num patamar muito interessante.
 
Hoje é possível ver os empresários muito mais animados e preocupados em oferecer serviços de qualidade e mais opções aos moradores da cidade e demais visitantes. Queremos avançar mais e participar deste evento nacional é apenas o começo”, completou.
 
Sabores aprovados
 
A secretária nacional de Políticas de Turismo, Isabel Mesquita, que pela primeira vez esteve em Rondônia, disse ter ficado impressionada com a região. Depois de experimentar, alguns pratos regionais durante o evento, mesmo sendo da região norte (do Pará), reforçou que ficou encantada com os sabores que degustou.
 
 “São mãos talentosas que sabem transformar os produtos regionais em verdadeiras iguarias. Rondônia tem potencial para participar não só deste evento, mas de muitos outros, para que todo o país e até mesmo o mundo possa conhecer estas delicias e a criatividade deste povo acolhedor”, comentou.
 
A deputada Marinha Raupp elogiou a iniciativa da Abrasel e parabenizou os estabelecimentos participantes. “Isto demonstra que Rondônia tem crescido em todos os setores. Este, em especial, vai garantir que nossa cultura e nossas riquezas sejam disseminadas e que o turismo seja fortalecido e mais do que isso, que os profissionais que trabalham com a alimentação sejam valorizados, pois são nossos sabores, em deliciosos menus, que estarão em destaque”, enfatizou.
 
Pedro Teixeira, do Sebrae, acrescentou que investir no turismo, é garantir que emprego e renda sejam gerados e consequentemente a economia da cidade cresça. “O Sebrae apoia eventos deste porte que venham contribuir com o crescimento do estado. Que os pequenos negócios floresçam trabalhando nossas riquezas naturais”, disse.
Durante o lançamento foi distribuído, pela Abrasel, o Guia de Restaurantes do Brasil Sabor impresso.
O material também será entregue, gratuitamente, em lugares estratégicos, como aeroportos, postos de informações turísticas, hotéis, cinemas e nos próprios restaurantes participantes.
 
O evento
 
De 28 de abril a 29 de maio, 1400 estabelecimentos participantes oferecerão ao público, a preços diferenciados, durante todo o período do Festival, um prato específico para o evento, que melhor represente a "Comida do Lugar" levando em consideração a especialidade da casa, as características e tradições de cada região.
 
A ideia, segundo a organização do evento, é que os estabelecimentos usem a criatividade para inventar um menu com características típicas de sua região, promovendo a valorização da culinária brasileira. “Quem ama gastronomia, mais que preparar um prato, está contando uma história onde se destacam o cuidado, a paixão pelo que se faz, o jeito próprio de ver o mundo”, afirmou o presidente da Abrasel RO, Daniel Resende.
 
Os pratos são servidos nos próprios restaurantes conforme os horários de funcionamento de cada estabelecimento. A relação de restaurantes participantes do Festival, com endereço e horário de funcionamento, estará disponível no site www.brasilsabor.com.br. Para conhecer os pratos, basta acessar as cidades e consultar a lista de participantes. Será possível visualizar no site a descrição do prato, com foto e preço. Além disso, será possível visualizar as receitas de cada um deles, permitindo que prepare em casa aqueles que mais gostar.
 
Os cardápios
 
Os pratos com os quais Porto Velho participa do Brasil Sabor são: Michuí de Filet Mignon, do Beirut’s & Camarão; Floresta Encantada, do Bistrô da Floresta; Picanha Josefina, da Bonaparte; Pirarucu à moda do Boteco, do Boteco da Fama; Porção Petisco de Boteco, do Boteco da Vila, de Nova Mutum Paraná; Peixe à Delícia, da boutique Gelada; Pizza BP, da BP Pizzaria; Pizza de Pão Sírio, da Cantina da Pizza; Mameluco, do Caravela do Madeira; Dourado ao Molho de Camarão, da Casa Bella Gourmet; Buffet a quilo, do Chá Restaurante; Rodízio de Carnes, da Churrascaria Boi na Brasa; Talharim do Cheff, da Confraria Chopp e Gastronomia; Gepeto Filet, do Debate Bar; Bacalhau ao Tucupi, do Emporium; Pizza Americana com borda de Catupyri do Empório e Pizzaria Don Matheus; Camarão Especial, do Estaleiro; Giro Pizza Sticks, da Giro Pizza; Açaí Tropical, da Gula Açaí; Cairo da Hazak Culinária Árabe, Buffert a quilo e a La Carte do Iraçá Restaurante; Combinado Árabe, do Jarude Restaurante; Galeto com Cuscuz do Ki-Frango; Temaki Salmão Cheese, da Koy Temakeria;Yakisoba Tradicional do Madoka; Frango ao molho de Maracujá do Makro; Yakisoba Regiona, do Miyoshi Express; Filé Canarinho, do Miyoshi Restaurante; Temaki Salmão do Miyoshi Temakeria; Muqueca Capixaba com Camarão do Muqueca Capixaba; Calzone BP, da Pizzaria BP Shopping; Filé a Parmegiana, do Planet Point; Dourado à Moda Regional, do Restaurante Buriti; Bella Taormina, do Restaurante San Gennaro; Fajitas, do Soft Tacos; Novo Texano, do Texas Gril; Dourado ao Forno com Alcaparras, do Tom Marrom.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS