Dois técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começaram na manhã desta segunda feira (09/05) o curso de capacitação para os servidores que atuam no atendimento ao público do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Porto Velho. Ciomara Reis e Ivan Donizetti vieram de Brasília especialmente para ministrar as aulas, das quais estão participando 15 servidores.
Também participam da oficina, que segue até sexta-feira, dia 13, dois instrutores do Dataprev, novo sistema informatizado que está sendo implantado no Sine. A ideia é deixar o atendimento mais rápido e dinâmico, facilitando para as pessoas encontrarem uma vaga no mercado de trabalho. Com o Dataprev, os usuários vão poder contatar o Sine on line, tanto para cadastrar seus currículos como para procurar as vagas disponíveis em Porto Velho, interior de Rondônia e no País inteiro, através de um banco de dados único.
A secretária interina da Secretaria do Desenvolvimento Sócio-econômico e Turismo (Semdestur), Miriam Saldaña, participou da abertura do curso, onde foi dar as boas vindas aos quatro instrutores, e falar da importância das mudanças que estão sendo promovidas. “Com o sistema reformulado, vai ser possível se gerenciar melhor a distribuição de vagas, dando mais possibilidades ao público”, explicou.
A partir da próxima segunda feira (16/05), quando o Sine retoma o atendimento, o sistema de inscrições de candidatos e procura por vagas será totalmente on line. “A busca por vagas poderá ser feita pela internet com facilidade. Será como navegar em um site qualquer, realizando buscas simples”, explicou Silas Pinho, do Dataprev. O novo sistema implantado no Sine já vem sendo usado na Capital por órgãos como a Justiça federal, Receita Federal, INSS e Polícia Federal.
Segundo a chefe da Divisão de Qualificação do Sine, Ivete Campos, cera de 900 pessoas são encaminhadas às vagas de trabalho por mês em Porto Velho. Destas, cerca de 250 acabam conseguindo uma colocação. O Sine está situado na rua José do Patrocínio, 832.