Presidente da FIERO abre 1º Seminário Estadual de Política Florestal em Porto Velho

Presidente da FIERO abre 1º Seminário Estadual de Política Florestal em Porto Velho

Presidente da FIERO abre 1º Seminário Estadual de Política Florestal em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante a abertura do evento, que começou ontem (5 de maio) em Porto Velho, o presidente do Sistema FIERO, Denis Baú falou que o propósito do seminário é chamar toda a indústria, órgãos estaduais e federais, para uma grande discussão sobre as questões ambientais e a politica de gestão florestal do estado de Rondônia.
“Ao mesmo tempo em que o Congresso Nacional discute as propostas do novo Código Florestal, nós aqui em Rondônia já estamos avançando e discutindo também ações que possam oferecer o fortalecimento da nossa indústria, com o crescimento e desenvolvimento sustentável de Rondônia”, ressaltou o presidente.
 
Baú frisou que esta é a primeira vez que a FIERO realiza um seminário com estes temas. “A Federação das indústrias juntamente com o sindicato da base da FIERO, nosso vice-presidente Edmilson Cândido, a UNIR estamos coordenando este evento com o objetivo de criarmos um grande palco de discussões sobre estas questões que afetam o desenvolvimento do Estado”, comentou Baú.
 
O presidente do Simaron/RO e vice-presidente da FIERO, Edmilson Matos Cândido explica que o seminário visa pensar e discutir sobre as questões das florestas em Rondônia e sobre o setor produtivo. “Contamos com a parceria da Universidade Federal de Rondônia, que traz o capital intelectual de seus docentes, principalmente do curso de Engenharia Florestal, para que possamos realmente pensar em algo diferente, redesenhar essas questões institucionais e também os conceitos do setor produtivo”, disse.
 
Ele afirma que no final do seminário a coordenação do evento vai elaborar um documento com as principais propostas sobre politica florestal para ser entregue ao Governo. “Estamos fazendo nossa parte. Sabemos que o governador Confúcio Moura está aberto ao diálogo e aproveitamos este encontro para provocar, trazendo nossas demandas, um novo jeito de pensar. Talvez consigamos montar estratégias para que o nosso Estado se desenvolva dentro destas potencialidades naturais para pensar Rondônia de uma forma
sustentável, não apenas ambientalmente, mas também economicamente”.
 
O professor José de Sá, do departamento de Engenharia Florestal da UNIR, destaca que a Universidade entra como promovedor do diálogo sobre a oportunidade que o estado tem de promover o desenvolvimento econômico e social, com a inclusão dos recursos florestais. “Desta forma, a UNIR oferece os instrumentos de diálogo, por meio deste seminário sobre politica florestal. Esse é o nosso papel. Promover essa discussão, oferecer orientações teóricas, orientações para projetos de modelos de desenvolvimento e o debate sobre este processo”, finalizou.  
 
O subchefe da Casa Civil, Edvaldo Soares – na ocasião representando o governador Confúcio Moura, destacou o empenho da FIERO, do presidente Denis Baú e diretores para a realização de um seminário para discutir as potencialidades florestais de Rondônia. Soares falou que “o governador Confúcio Moura reconhece a FIERO como uma parceira importante do novo governo”.
 
O evento, cujo encerramento acontece na tarde desta sexta-feira, 6 de maio, conta com a participação de pesquisadores ambientais da Embrapa, coordenação de extensão da Ceplac/RO, representantes da Sedam, alunos de Engenharia Florestal da UNIR/Rolim de Moura, docentes e pesquisadores da UNIR, cujo reitor está sendo representado pelo professor Dorisvalder Dias Nunes, diretores do Sistema FIERO (SESI/SENAI e IEL), professores da UnB/DF e UFRRJ, empresários do segmento da indústria da madeira, entre outros convidados.
 
A pauta do seminário conta com temas como Concessões florestais e inventário florestal nacional – Desafios e oportunidades para o estado de Rondônia no contexto amazônico; Gestão florestal no Estado – Trajetórias e perspectivas; Situação atual do setor florestal em Rondônia; Realidades e potencialidades das atividades de base florestal – Perspectivas para o Brasil, entre outros.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS