ARIQUEMES - Unir e CPRM investigam água de poços em Ariquemes

ARIQUEMES - Unir e CPRM investigam água de poços em Ariquemes

ARIQUEMES - Unir e CPRM investigam água de poços em Ariquemes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A qualidade da água dos poços amazonas sempre foi questionada, mas agora uma pesquisa da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) pretende realizar um diagnóstico preciso desta modalidade artesanal de abastecimento de água de muitas famílias de Rondônia.
O projeto é denominado Águas Subterrâneas e está sendo desenvolvido em Ariquemes e Porto Velho. Os pesquisadores visitam as residências e colhem informações que estão sendo catalogadas. O grupo já descobriu que muitas famílias deixaram de usar os poços artesanais, os quais depois de inutilizados passaram a servir como depósito de lixo e entulho. “Existem casos de que os moradores transformaram o poço em fossa, contaminando o lençol freático do município. Essa é a forma mais inadequada possível para a inutilização de um poço”, comenta o geólogo da CPRM Marcos Nóbrega.
O objetivo da pesquisa é fazer um mapeamento, apontado as residências onde o abastecimento de água é proveniente dos poços e onde estão os poços abandonados. A qualidade da água fará parte da segunda etapa da pesquisa. “A segunda etapa do projeto prevê a analise completa da qualidade da água para o consumo. Além de beneficiar a população, o resultado da pesquisa vai servir também para estudos científicos da região”, explica o Coordenador do Projeto Gerson Flores Nascimento.
Junto com o cadastramento, os pesquisadores descobrem a altura, a profundidade, a temperatura da água, a salinidade e a acidez. Todas as informações ficam registradas e fazem parte do mapeamento hidrológico da CPRM, empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia e ao Serviço Geológico do Brasil.
Somente na região central de Ariquemes já se sabe que mais de 1 mil poços continuam em utilização, mesmo onde há abastecimento de água tratada. Os pesquisadores alertam a população do risco de se consumir água contaminada, porque no município não existe captação e tratamento de esgoto, sendo utilizado o sistema de fossas.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS