TRIBUNAL DE CONTAS – Nota de Repúdio
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O SINDCONTROLE e SINDCONTAS emitiram nota conjunta no início da manhã desta segunda-feira (02) onde denunciam irregularidades que o atual presidente do Tribunal de Contas de Rondônia, José Gomes de Melo, estaria cometendo em obras de duas regionais do Tribunal, em Cacoal e Ji-Paraná.
Na Nota os sindicatos apontam que o Tribunal estaria desrespeitando os princípios de legalidade e moralidade. Diz um trecho: “(...) não nos posicionamos contra a interiorização do Tribunal de Contas, mas em relação à forma como esse processo vem sendo conduzido, forma essa que encontra resistência até entre alguns conselheiros e procuradores”.
Nos dois municípios as irregularidades apontadas pelos sindicados são contrárias as próprias diretrizes que a entidade cuida de fiscalizar e regularizar. Em Cacoal conta-se que a Corte extrapolou em mais de 25% o valor originalmente contratado para a construção. “(...) não houve ocorrência de circunstâncias excepcionais, a justificar majoração acima do limite previsto em Lei, mas de mera falha na elaboração do projeto inicial e na execução da obra”, ressalta a nota. E cita que o processo nº 3128/09-TCER já apura a irregularidade dessa obra.
O próprio Tribunal de Contas suspendeu o processo licitatório em Ji-Paraná, por decisão monocromática do Conselho Relator das Contas do Governo, em vista das graves irregularidades relacionadas à ausência de planejamento.
Confira abaixo nota da íntegra:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!