Presidente do TRE-RO lança Recadastramento Biométrico de Porto Velho

Presidente do TRE-RO lança Recadastramento Biométrico de Porto Velho

Presidente do TRE-RO lança Recadastramento Biométrico de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por volta de 8h15min desta segunda-feira (2), a Presidente do TRE-RO, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, oficializou o início do recadastramento biométrico do eleitorado de Porto Velho.

A Presidente acompanhou de perto os primeiros recadastramentos realizados na Central de Atendimento e aproveitou a oportunidade para recadastrar-se. Em menos de 10 minutos a magistrada passou por todas as etapas de atendimento, assinando digitalmente seu nome completo, tirando uma fotografia e registrando, através de um scanner, as impressões digitais de todos os dedos das mãos.

Após receber seu novo título eleitoral, Zelite Andrade Carneiro concedeu entrevista coletiva à imprensa presente ressaltando a importância do atendimento ao chamado da Justiça Eleitoral para o aprimoramento da democracia.

Questionada sobre a abrangência do recadastramento a Desembargadora Presidente destacou: “Neste primeiro momento, o recadastramento será realizado somente no Município de Porto Velho e seus Distritos. Em um futuro próximo, todo o Estado de Rondônia terá passado pelo mesmo procedimento, porém por questão logística os demais Municípios serão recadastrados de forma gradativa”.

Primeiros eleitores presentes no Fórum Eleitoral, Euro Tourinho (89) e sua esposa, Maria do Carmo Kang Tourinho (84), deram o exemplo e fizeram questão de participar logo no início do recadastramento. (foto no anexo).

Embora os maiores de 70 anos não estejam mais obrigados a votar, Euro e Maria do Carmo continuam ativos no exercício da cidadania. “Eu faço questão de participar de todas as eleições e de todos os movimentos de relevo na cidade. Quanto à política, se você não escolhe os melhores candidatos vai deixar que os outros façam por você, e é aí que nos decepcionamos”, destacou Euro Tourinho.

Locais de atendimento

A Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizada na Rua Jaci Paraná, s/n, Bairro Baixa da União, não será o único local a fazer o atendimento biométrico. O Shopping Cidadão também está equipado com quites para realizar a captura das digitais e fotografia dos eleitores.

Além dos pontos fixos de atendimento estão previstas operações itinerantes em vários bairros da capital, no Eixo BR-364 e em todo o Baixo Madeira.

Prazos e horários

O recadastramento foi iniciado no dia 02 de maio de 2011 e se estenderá até o dia 31 de março de 2012. Ao todo, aproximadamente 280.000 (duzentos e oitenta mil) eleitores serão recadastrados e o TRE estima realizar 1.000 atendimentos diários.

Os eleitores podem comparecer a um dos postos de atendimento, das 8h às 18h. O horário de atendimento é corrido, não havendo interrupção para almoço.

Documentação

O eleitor deverá comparecer munido de um dos seguintes documentos oficiais: Certidão de Nascimento/Casamento, RG, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista ou Carteira profissional de classe. Além do documento oficial o eleitor precisa apresentar um comprovante de residência atual, em ambos os casos é necessário apresentar o original juntamente com uma cópia.

Como funciona o atendimento

O procedimento biométrico consiste, basicamente, na captura das digitais e de uma fotografia de cada eleitor. Ao iniciar o atendimento o eleitor informará seus dados biográficos (nome, filiação, grau de escolaridade, endereço, telefone, etc.), para atualização no cadastro eleitoral. Em seguida, assinará digitalmente seu nome completo, tal como já é feito em outros órgãos. Logo após, o atendente irá capturar uma fotografia do eleitor e colher, através de um scanner digital, as impressões digitais dos dez dedos.

Quais os benefícios

O recadastramento biométrico traz consigo muitas vantagens, entre elas destacam-se:

1º- A atualização do banco de dados da Justiça Eleitoral, pois hoje cerca de 60% do eleitorado está com seu cadastro desatualizado a mais de 20 anos.

2º- O voto com identificação biométrica traz maior segurança, tornando praticamente impossível que um eleitor vote no lugar de outro, uma vez que será reconhecido por suas digitais e por fotografia.

3º- Os dados biométricos serão utilizados futuramente na emissão do Registro Único de Identificação Civil –RIC, em parceria com o Ministério da Justiça. A implementação do voto com identificação biométrica, assim como o RIC, além de conferir ao Brasil posição de vanguarda na identificação civil, contribuirá para um gerenciamento cada vez mais moderno e eficiente por parte de seus gestores, além de promover a cidadania e proporcionar maior segurança a todos os brasileiros.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS