Até o próximo mês de julho, novas inscrições deverão ser feitas para o processo seletivo da Faculdade da Prefeitura. A informação foi confirmada na tarde desta quarta feira (27) pela chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Semed, Luciane Lina de Souza. Ela disse que em 2010 foram disponibilizadas 171 vagas, mas a expectativa é de que esse número seja ampliado em 2011, uma vez que o Município busca a adesão de outras faculdades particulares.
Luciane explica que nesse primeiro semestre de 2011 não houve inscrições para a Faculdade da Prefeitura. “Estamos acompanhando o desenvolvimento dos acadêmicos que ingressaram no programa em 2010”, informa. Ao todo, 1.504 candidatos se inscreveram e 159 foram pré-selecionados. Entretanto, somente 103 conseguiram comprovar os requisitos básicos e ingressaram nas faculdades conveniadas – São Lucas, Uniron e Faculdade de Porto Velho. “Estamos planejando como iremos ofertar as 68 vagas remanescentes”, declarou.
Ainda de acordo com Luciane, a Faculdade da Prefeitura oferece bolsas integrais aos candidatos selecionados. “Isso significa que a mensalidade do curso é paga integralmente pelo Município. O acadêmico, no entanto, terá que custear as despesas com materiais de estudos e transporte”, enfatizou. Ela acrescentou que “as vagas são apenas para quem nunca teve acesso a qualquer instituição de ensino superior”.
Inclusão
O Programa de Inclusão Social Universidade para Todos (Faculdade da Prefeitura) foi lançado em julho de 2010 pelo prefeito Roberto Sobrinho. O objetivo e dar oportunidade aos estudantes de baixa renda a terem acesso ao ensino superior. Para ser selecionado, o principal requisito é tirar nota no mínimo 400 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, precisa ter renda familiar máxima de dois salários mínimos, ser morador de Porto Velho pelo período mínimo de três anos, ter estudado em escola pública, não possuir vínculo com qualquer instituição de ensino superior e não ser beneficiário de algum outro programa de concessão de bolsas de estudos.
Cursos
A Faculdade São Lucas oferece cursos de administração, biomedicina, ciências biológicas, direito, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia e hotelaria. Na Uniron, o candidato selecionado para a Faculdade da Prefeitura poderá se matricular nos cursos de arquitetura e urbanismo, administração, ciências contábeis, publicidade e propaganda, sistema de informação, direito, enfermagem, fisioterapia e pedagogia. Já a Faculdade de Porto Velho disponibiliza vagas para administração, pedagogia e sistema de informação.
“É importante ressaltar que o candidato selecionado para a Faculdade da Prefeitura não fará vestibular, mas obrigatoriamente terá que comprovar a nota mínima de 400 pontos no Enem e demais requisitos exigidos. Além disso, terá que apresentar na instituição escolhida para fazer o curso, toda documentação necessária, conforme os critérios de cada uma”, finalizou Luciane.