O fato aconteceu na sexta-feira, 22, no município de Vilhena. A criança de 7 anos de idade, foi atacada por um cachorro da raça PitBull, que estava solto na rua. Outro cão da mesma raça estava dentro de uma casa.
A Polícia Militar foi comunicado do caso e foi até o local. Os dois animais foram abatidos pelos militares.
Na manhã de hoje, Sebastiana Fernandes, dona dos cachorros, enviou uma mensagem à redação do jornal vilhenense, Extra de Rondônia. Ela se diz indignada com a situação.
>>> LEIA, ABAIXO, A MENSAGEM NA ÍNTEGRA:
Na tarde do dia 22 de Abril de 2011 ocorreu um fato onde meu cachorro filhote, que estava amarrado, roeu a corda no qual o prendia e com isso ele escapou. Naquele momento estavam passando na rua duas meninas, e com isso o PitBull filhote mordeu o joelho de uma delas. Com isso, os visinhos se apavoraram e acionaram os Bombeiros, onde levou a criança para o hospital. Nesse meio outro Bombeiro compareceu no local e disse para os vizinhos que não podiam fazer nada com o cachorro por ele já ter pulado o muro de volta.
Com isso já haviam chamado a PM. Ao chegarem ao local, os policiais perguntaram aos vizinhos se os cachorros causam risco a eles. A maioria disse que sim, então um PM atirou na cachorra fêmea, que não tinha nada a ver com a história, pois nunca fugiu e nem mordeu alguém. Sendo assim, após abater a fêmea, o policial deu a volta num terreno vazio ao lado e subiu em cima do muro para matar o filhote.
Ao saber do acontecido eu, Sebastiana Fernandes, fui me informar o porquê dos abatimentos dos dois cachorros. Liguei para o 190, onde me pediram para ir até a Delegtacia para esclarecimentos, quando logo a viatura no qual tinha feito os abatimentos chegou.
Aí perguntei o porquê haviam matado os meus cachorros? Um policial me disse que tinha matado ele sim e que matava novamente. Então perguntei: se fosse dele, também mataria? Ele disse que sim. Então perguntei: e se fosse um ser humano? Ele disse que faria pior e que não mataria com a 22, que ele matou os cachorros, e sim com uma mais pesada.
Venho a dizer que estou muito indignada, mais pela a cachorra, pois era herança do meu irmão e era a única coisa que eu tinha dele. Então ela não tinha nada a ver na história, pois estava no quintal presa e na hora em o PM chegou, ela latiu, foi quando ele disse que atirou nela pois ela tinha avançado nele.
Agora me pergunto se ele tem autoridade de matar cachorros dentro do quintal? Pois até os pais da criança mordida achou um exagero matá-los, pois nem machucou muita a criança. Nada e nem ninguém vai substituir minha cachorra que era muita querida. Me pergunto: será que esses PM's não têm família, animais ou vale tudo por dinheiro e uma farda?
E aos que no site deixaram seus comentários e disseram que tem que matar o dono dos cachorros, vejam que desde quando os donos deixariam os seus cachorros de propósito nas ruas. Isso foi um acidente no qual poderia acontecer com qualquer um de vocês. Até um vira-lata pode morder uma pessoa, ou não?
SEBASTIANA FERNANDES