BNDES abre as portas para Rondônia e quer “parcerias de longo prazo”

BNDES abre as portas para Rondônia e quer “parcerias de longo prazo”

BNDES abre as portas para Rondônia e quer “parcerias de longo prazo”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo de Rondônia deu mais um passo rumo ao desenvolvimento sustentável e inclusivo, a partir de uma gestão integrada. Após uma articulação do governador Confúcio Moura - que foi recebido há cerca de 15 dias por diretores e pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que “abriu as portas da instituição para Rondônia” – uma equipe de secretários e técnicos participou, na quarta-feira (20), no Rio de Janeiro, de uma longa reunião de trabalho com representantes do banco.
 
Durante todo o dia foram discutidos os eixos do Plano Estratégico para o Desenvolvimento com Inclusão Social de Rondônia, que contempla diversos programas e projetos. Os representantes do governo rondoniense foram bem recebidos e tiveram tempo suficiente para detalhar os projetos para os quais o governo busca parceria para implementá-los.
 
“O governo tem um rumo com planejamento, e isso ficou claro no discurso do governador durante a oficina de avaliação no último sábado. O nosso foco é o cidadão. O governo precisa entrar na casa do cidadão para oferecer melhorias concretas em sua qualidade de vida”, afirmou a secretária de Assistência Social, Cláudia Moura.
 
Segundo relato de um dos técnicos do BNDES, as atividades desenvolvidas ao longo do dia poderiam ser descritas como um “dia de Rondônia no BNDES”. Durante todo o dia o banco disponibilizou técnicos de diversas áreas para receber as demandas, entre eles Marcelo Barbosa Fernandes, chefe do Departamento de Gestão e Investimentos Públicos; Élvio Gaspar, diretor da Área de Inclusão Social; Ana Cristina Maia, da Área de Planejamento e Articulação, e Eduardo Brasil, do Fundo Amazônia.
 
Na abertura da reunião, Élvio Gaspar disse que o BNDES quer participar de um planejamento “de fôlego” junto ao governo. “O BNDES quer colaborar e participar do crescimento de Rondônia. Para isso, apoiaremos o plano de investimento, assim como foi feito no Acre e Sergipe”, afirmou.
 
Na parte da manhã foram apresentadas as potencialidades e as vantagens competitivas de Rondônia, na chamada “rodada de conversações”. À  tarde, o banco apresentou as alternativas mais viáveis e as possibilidades de financiamentos.
 
Investimentos
 
Segundo Marcelo Barbosa, os temas mais importantes para o banco são a universalização do saneamento básico, renda mí­nima, trabalho e renda, habitação, atividades econômicas e desenvolvimento urbano. “O BNDES tem interesse em ajudar o grande projeto estratégico de Rondônia, e não apenas projetos isolados. Quando conseguimos enxergar o plano de longo prazo, o conjunto faz sentido”, disse.
 
O BNDES disponibiliza uma linha de financiamento voltada para apoiar programas de desenvolvimento integrados dos estados, chamado BNDES Estados. O próximo passo será o envio de Carta Consulta ao BNDES, contendo o conjunto de projetos que precisam ser financiados, o que deve ser feito num prazo de 60 dias.
 
Participaram da equipe técnica rondoniense os secretários George Braga, juntamente com o gerente para assuntos internacionais , Raimundo Nonato Melo, da Secretaria de Planejamento; o secretário do Desenvolvimento Econômico e Social, Edson Vicente e a assessora especial da pasta, Maria Emília da Silva; a secretária da Assistência Social, Claudia Moura; o presidente da Caerd, Sérgio Castelo Branco; a secretária do Desenvolvimento Ambiental, Nanci Rodrigues; o secretário de Finanças, Benedito Alves, e o assessor para projetos especiais, Roberto Pini.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS